Queria muito agradecer o carinho e a força que me deram no último post tanto aqui como no facebook. Adoro-vos :)
O quadro clínico está estável e já estamos nas 33 semanas, cada dia uma vitória.
Estou em casa a descansar a ser mimada pelos meus homens :) e vou 2 vezes por semana ao hospital para controle. Sinto-me mais tranquila.
E o bebé está óptimo.
------------------------------------
Quem conhece Montessori sabe que o ambiente que envolve a criança, o ambiente onde ela cresce tem uma grande importância. Desde o primeiro dia de vida, os bebés devem sentir que pertencem à família e que têm o seu lugar em casa. E tal não é sinónimo de que a nossa casa se tenha que transformar numa casinha de bonecas. Pequenas adaptações no mundo dos crescidos bastam para proporcionar uma vida mais segura e justa para os nossos pequenos.
Basta organizar a nossa casa de forma que o nosso filho se sinta independente e autoconfiante tendo sempre em conta o seu bem-estar e segurança. Mantendo a casa organizada e a pertencer a todos, aos pequenos e grandes, tal conduz a um desenvolvimento mais equilibrado da criança.
Naturalmente que as nossas casas estão orientadas e pensadas para adultos, as casas de banho, os móveis... mas as crianças são muito pequenas, imagina as dificuldades que esta encontra? Umas pequenas adaptações e a criação de espaço de liberdade sem ser necessário dizer "não faças", "não mexas" só traz vantagens.
Uma criança para se sentir bem e acolhida não precisa de muitos brinquedos e móveis caros. Basta um espaço que possa chamar de seu, um espaço em que se sinta livre para se desenvolver e que este esteja integrado no espaço dos adultos para que se sinta aceite, organização (esta sim faz toda a diferença, a organização tanto do espaço como da rotina da criança faz toda a diferença no seu humor e concentração) e muito amor e carinho.
Já falei das adaptações feitas cá por casa aqui e aqui (para quem não leu vale a pena clicar). E agora que o Leo já fez 3 anos algumas coisas foram mudando. Ele está mais crescido e independente e a nossa casa foi crescendo junto.
Hoje abro as portas para vos mostrar o nosso lar.
Sala de estar:
Este é o sitio em que passamos mais tempo juntos. O sofá, a estante de livros e a música são o ponto comum da família (não temos TV). E a sala fica completa com o cantinho do Leo.
O armário dos brinquedos, a mesa com os cestos de Legos Duplo onde ele passa grande parte do seu tempo (é viciado em Legos :)), a mesinha de trabalho onde ele faz os seus desenhos ou brinca com massa de moldar e o quadro onde pode brincar com giz ou pintar com aguarelas em papel.
O armário de brinquedos ao qual ele tem total acesso, dividido em categorias: a primeira prateleira com livrinhos de actividades e muitos papeis, canetas, lápis, pinceis e tintas, carimbos, cola, tesouras com os quais ele pode criar o que lhe apetecer :)
A segunda e terceira prateleiras são alteradas conforme a motivação do Leo :) de momento temos a massinha de moldar, os cilindros sonoros (feitos pela mamã), um dominó, um jogo de memória, um tangram e os Legos mais pequenos.
O cantinho das artes :) e as suas vasourinhas para manter a limpeza do seu cantinho.
Casa de Banho:
Aqui as adaptações também foram bastantes. O Leo consegue sozinho usar tudo sem ajuda, fazer as suas necessidades (chamando a mamã só de vez em quando) lavar as mãos, os dentes, pentear-se, está tudo de forma segura ao seu alcance, com o uso de um redutor sanitário, e uns banquinhos ficou muito fácil.
Cozinha:
Aqui as adaptações são menores agora, o cantinho da água self-service deixou de existir pois o Leo prefere servir-se directamente da mesa grande - ele já é grande não é verdade :)
Continuo a arrumar as louças que ele precisa e os alimentos, iogurte e leite nas prateleiras mais baixas dos armários e frigorifico respectivamente. Mas caso ele queira alguma coisa fora do alcance eu que me livre de o ajudar... ele mesmo quer fazer sozinho, puxa uma cadeira sobe e pega o que deseja. Torna-se um pouco mais perigoso mas tento estar sempre de olho. E ele é cuidadoso.
Entrada:
Um móvel pequeno para os sapatos e uma estante para colocar casaco, cachecol, luvas e afins estão à disposição do pequeno.
E como ele mudou, como já falei por aqui o Leo sempre foi preguiçoso no quesito vestir e despir, calçar e descalçar, agora desde que frequenta a escolinha Montessori só quer fazer sozinho. E a mamã aqui agradece que com esta barrigona não fica fácil :)
Estas são as pequenas adaptações no nosso lar, as quais têm vindo a acompanhar o crescimento do Leo. No próximo post mostrarei o quarto.
Boa Semana
4 comentários:
Adorei Sofia!!
Eu estou com os posts do ambiente preparado no rascunho e ainda tenho que terminar de escrever! Aqui em casa, na sala, temos o cantinho com a mesa e os jogos bem tranquilos, como domino, quebra-cabeça. Temos folhas e materiais para desenho. Adorei a mesa e cadeira de madeira! Concordo com o que escreveste. Criança que cresce num ambiente preparado ouve menos não, pois tudo que lhe interessa esta ao seu alcance e fica mais facil compreender os limites. E quanto menos brinquedos estiverem disponiveis, mais facilidade tera em guarda-los.
Beijinho e muito bom receber noticias de que tudo esta bem contigo e com o bebê ; )
Adorei seu post! Seu blog é muito inspirador e os cantinhos do seu filho estão perfeitos!! Bjs!
Amei esse quartinho, ficou mega lindo!
Adoro quartos inspirados pelo método montessori, é ótimo para as crianças!
Bjos!
Querida, já fazia um tempinho que eu não vinha lhe visitar. Que cantinho mais lindo o do seu pequeno, fiquei com vontade de brincar aí também. Parabéns! Beijos...
Luciana
Enviar um comentário
Partilha comigo a tua opinião