Já faz mais de 2 meses que o Leo fez anos e eu tanto que queria contar a festinha que ele teve na escolinha mas só hoje consegui me dedicar a este post. Vale mais tarde que nunca, não é verdade?
A festa de aniversário dos 3 anos do Leo foi no quarto dia de escolinha, completamente em fase de adaptação. O Leo viveu o momento um pouco timido mas que a meu ver foi muito positivo, pois ele sentiu-se acolhido pelos amigos e o centro das atenções o que lhe deu força nestes primeiros dias.
Na pedagogia Montessori o aniversário de cada criança é festejado seguindo um ritual (se assim lhe posso chamar).
Numa festa de aniversário comum o foco são os presentes e as guloseimas. Numa festa de aniversário Montessori o ponto principal é a compreensão holística da vida, do decorrer do tempo.
Nesta cerimónia é feita a relação entre o Sol e a Terra. E a criança é levada a entender que um ano é o intervalo de tempo que a Terra leva a dar uma volta ao Sol. E com esta compreensão a criança é levada a contar a sua vida até ao momento, desde que nasceu até ao seu aniversário.
Na escola do Leo foi colocado um tapete no chão dividido em quatro partes em cada uma foi colocada uma imagem referente a cada estação do ano (Outono, Inverno, Primavera e Verão) e estas imagens foram circundadas com uma corda com 365 missangas grandes simbolizando os dias do ano. Em volta do tapete sentaram-se todas as crianças, no centro colocaram uma vela simbolizando o Sol e ao Leo foi entregue o Globo Terrestre.
Ele deu bem devagar 3 voltas à vela enquanto uma das professora mostrava fotografias desde o nascimento do Leo até ao dia do aniversário. Normalmente, as fotos são colocadas no tapete e a criança vai contando a história da sua vida aos amigos mas como o Leo ainda não dominava a língua foi a professora que explicou.
Na verdade acho que o Leo no momento não entendeu bem o que se estava a passar, por ser tudo novidade e pela dificuldade com a língua, mas eu expliquei depois toda a cerimónia. E hoje ele já viu outros aniversários e compreendeu melhor. :)
Acho maravilhosa esta cerimónia e é bem fácil de fazermos em casa com a família sentada em volta do tapete.
E seja qual for a idade da criança ela irá viver o momento e entender o que se está a passar.
Existem somente algumas explicações que temos que dar durante a cerimónia de forma a localizar a criança e também quem está a participar.
Na escola do Leo a professora começou assim:
- Acendeu a vela e explicou: "Esta vela simboliza o Sol, o Sol que nós vemos no céu. O Sol é uma bola de fogo enorme que nunca se apaga"
- Pegou no globo e dando a volta a vela bem devagar disse: "Este globo simboliza a Terra, o planeta em que vivemos. A Terra anda à volta do Sol e demora um ano a completar uma volta e durante um ano passamos por todas as estações do ano."
- Deu o globo ao Leo e pediu para ele dar 3 voltas bem devagar em volta do Sol. (aqui o Leo sentiu-se um pouco envergonhado, era tanta novidade para ele...) E então a professora iniciou a história da vida do Leo: "Hoje é o dia de anos do Leo, ele vai dar 3 voltas ao Sol pois ele faz hoje 3 anos. O Leo nasceu no final do Verão... "e foi mostrando as fotos e falando sobre cada uma. Foi lindo!
No final cantaram os parabéns e o Leo apagou a vela.
Foram todos para uma mesa na qual estava uma cadeira toda enfeitada com fitinhas e balões onde o Leo se sentou e partiram o Bolo de maça que eu mesma fiz :)
Existem outros tipos de cerimónias com pequenas alterações, mas eu achei esta linda e cheia de simbolismos, sei que conforme a idade das crianças as explicações dadas são mais complexas (a sala do Leo tem alunos dos 3 aos 5 anos).
Também já vi num livro que por vezes acrescentam às fotografias objectos que pertencem ou pertenceram à criança, trabalhos feitos por ela e mesmo cartas escritas pelos pais. Por vezes em vez das estações do ano são colocados os meses do ano.
Achei uma óptima ideia para um aniversário feito em casa.
6 comentários:
Nossa que coisa mais linda, com certeza farei isso no próximo aniversário de meu pequeno! Seu blog é lindo! Bjs!
Sofia, vou guardar este seu post com muito, mas muito carinho. Eu so não fiz este ano desta forma pelo fato da Bê, no inicio deste ano, não ter maturidade para fazermos em familia. Acredito que na escola a criança consolida este entendimento mais rapido pois vê a celebração da cerimônia varias vezes durante o ano com os aniversarios dos amiguinhos. Mas agora que estamos falando muito em Terra, Sol, estações do ano, acredito que para o proximo adotaremos este lindo e especial ritual. Eu fiquei emocionada ao ler o seu post! Lindo, lindo!
Beijinhos
@Ana Paula - Journal de Béatrice Fico feliz que tenhas gostado :)
Lindíssimo! Fica a ideia para os próximos aniversários. A partir de dois anos já dá para fazer algo similar ou ele ainda não consegue compreender??
Bjos
@Monique Oliveira Aos dois anos poderá não entender a noção de espaço, de que a Terra gira em volta do Sol, mas certamente entenderá que passou tempo desde que ele nasceu até ao dia dos anos. Acho que adaptando um pouco a linguagem a criança já gostará de participar numa festinha desta :)
OiSofia, já ouvi falar muito do método Montessori, conheço o quarto, algumas brincadeiras, mas não sabia nada em relação a comemoração de aniversário. Achei muito interessante e bem legal mesmo.
Parabéns pelos 3 anos do Léo.
beijos
Chris.
Enviar um comentário
Partilha comigo a tua opinião