quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Montessori em nossa casa: Caixa sensorial

E como prometi aqui estou a dar seguimento à saga Montessori em nossa casa, para quem não leu o primeiro episódio pode ir aqui.

O facto de não ter TV é por vezes, não só aqui no blogue como no meu dia-a-dia, como algo meio alienado, principalmente por pessoas que têm filhos. Sou várias vezes interrogada sobre qual é o meu segredo para manter uma criança ocupada durante o dia inteiro, como consigo fazer os trabalhos domésticos sozinha.
Pois eu acredito que criança só fica grudada na TV porque ainda não desenvolveu a capacidade de se saber ocupar ou então porque já esta viciada e ai o esforço dos pais terá que ser maior (se assim o desejarem :o).
Uma criança precisa de orientação, precisa de ideias e mais ainda de material de apoio. E quem tem que fazer papel de orientador e proporcionar o material?? Os pais, claro.

Eu primo muito pelas brincadeiras ao ar livre (em criança eu mesma praticamente só comia e dormia em casa) mas como o tempo nem sempre deixa tenho que criar opções.
E criar opções que ao mesmo tempo possam desenvolver a criatividade, concentração e boa disposição do meu pequeno, então PERFEITO :) 

Hoje deixo aqui um dos nosso brinquedos Homemade, baseado no método Montessori e com garantia de horas de diversão :)

- Caixa sensorial 
A caixa sensorial é um brinquedo que permite à criança o desenvolvimento da criatividade, concentração,  sentido táctil e motricidade fina.
As possibilidades de brincadeiras e materiais são imensas podendo ser fruto da nossa imaginação ou seguir um tema (Outono, Natal...).  Pode ser dentro de um apartamento pequeno ou no jardim da casa.

Material de base:
Areia, feijão, grão, água (esta pode ser tingida com corantes alimentares ou perfumada com óleos, por exemplo, de hortelã, amendoas-doces...pode também ser adicionado sabonete líquido ou champô para fazer bolhinhas), massas, arroz, creme de barbear (que não tenha um perfume forte, também pode ser colorido com os corantes alimentares ou um pouco de outra tinta), farinhas, bolinhas de isopor, cereais de pequeno almoço, pedaços de papel, amido de milho, serradura...

Acessórios: 
Animais ou outras figuras miniatura, funis, espelhos, argolas, algodão, colheres, copos, taças e tacinhas, moldes, garrafas de plástico, carros... enfim o que houver por casa que não seja cortante :)

Atenção:
Se a criança for muito pequena e ainda tiver tendência em colocar tudo na boca opta pela água ou farinhas, pois as sementes podem ser perigosas nestas idades, e atenção ás miniaturas usadas.


Vantagens:
Além do tempinho extra que proporciona aos papás. é um brinquedo bem barato que atraem as crianças dando-lhe experiências de coordenação visuais e motoras. Apresentando-lhe materiais do mundo natural além de ter um efeito relaxante e calmante :) (para a criança e para os papás :) ).


Dicas:
Explicar à criança que todos os materiais devem permanecer na caixa, se alguns saírem deverá apanhar... se desde a primeira vezes que a criança brincar com a caixa sensorial lhe for dito que no final ela tem que apanhar tudo o que sair para fora será mas fácil (se a criança for muito pequena teremos que ajudá-la. (O Leo já faz sozinho e sem problemas, a limpeza e arrumação faz parte da brincadeira);
Colocar um tapete debaixo da caixa também facilita a limpeza no final. Outra opção é colocar a caixa dentro de um recipiente maior ou de uma piscina pequena insuflável.
Se o interesse da criança diminuir é só construir outra caixa com outros materiais. 

Esta é a nossa Caixa Sensorial actual feita com um misto do que havia por casa no momento



Um dia destes o Leo adicionou o seu fogão e uma panelas e foi uma diversão fazer sopas e  panquecas lol

Mas existem muitas opções e garanto-vos que vale a bagunça que por vezes fica no final.

Aqui outras ideias (uma pesquisa nas imagem do google e encontrarás muito mais):

Caixa sensorial de uma só cor
Com água e pedrinhas
Com o tema "Outono"

Boas brincadeiras :)

3 comentários:

Julia disse... [Responder Comentário]

Qual a idade?

BLOG DA BIA disse... [Responder Comentário]

Muito bom, grata por compartilhar!
Abraço,
Bia.

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Adorei as ideias e ja to anotando tudo para começar amanha mesmo com o filhote!beijao

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...