quarta-feira, 10 de julho de 2013

Actualizações e a nossa lista de brinquedos até aos 7 meses

Apareci novamente... a vida muda muito quando se passa a ser mãe de dois e fica muito pouco tempo para sentar e escrever. Mas tudo está bem.
Não tenho falado por aqui do Lucas que está agora com 7 meses (como o tempo passa...) mas hoje estou aqui para isso.

Lucas é um bebé bastante tranquilo (embora nestes últimos dias esteja irritadinho, penso que por causa da chegada dos dentes) passa o dia inteiro sem chorar :) e é mesmo muito sorridente, ri de tudo e todos :D
Educar um segundo filho é muito diferente que o primeiro, aquela insegurança toda desaparece, somos mais calmas o que torna tudo mais fácil. A rotina não consegue ser levada de forma tão rigida como com o primeiro filho, com o Lucas tenho muitas vezes de interromper o soninho para ir buscar o irmão na escolinha, coisa que nunca acontecia com o Leo. Confesso que com o Leo eu era super rigida em horários e rotina, se algo corria forma do plano eu ficava nervosa e bastante perdida, esta mudança fez-me bem :)

O Lucas foi amamentado em livre demanda até aos 6 meses, depois começamos com a introdução alimentar bem devagar, demorou 3 semanas até ele se habituar à colher :) mas agora vamos indo bastante bem, ainda só com almoço e lanche. Escreverei um post só sobre a introdução alimentar.

Uma das coisas de mãe que mais me afecta no meu dia-a-dia são as noites mal dormidas, o Leo dormiu até aos 6 meses no berço, depois foi para o colchão no chão, dormindo comigo raras vezes, o que me fazia levantar várias vezes de noite, um desgaste muito grande. Com o Lucas decidimos fazer cama partilhada e digo-vos que é muito bom, além de ser maravilhoso dormir juntinho com o nosso bebé é muito pratico e mesmo o Lucas acordando diversas vezes de noite não fico tão cansada e sinto que o Lucas é um bebé bem mais tranquilo por isso.

E as brincadeiras por aqui vão fluindo e cada dia o Lucas brinca mais interessado e capaz :)

Desde o seu nascimento que brinco de cantar, de fazer massagem e coceguinha e falo muito com ele. Tal como fiz com o Leo eu descrevo tudo o que faço, já que ele vive 24 horas por dia ao meu lado temos que ser amigos e amigos conversam não é verdade. :)

Acho muito importante estimular um bebé, não só a fala como o interesse por brincar, por observar e vivênciar o mundo que o rodeia e isso pode começar logo desde o nascimento, como já disse com conversa, musica e massagens e fazendo uso de alguns brinquedos.

Estes são os brinquedos nós usamos por aqui:

1. Mobiles (desde o nascimento)

Basta colocar na pesquisa do google "mobiles Montessori"e encontraram imensas ideias. Nós por aqui fizemos 3 tipos: o Murani Mobile, Octahedron e o Dancer Mobile. 
Neste site encontraram muita informação e imagens: http://www.howwemontessori.com/how-we-montessori/infant-mobiles/
Fiz também pelos 3-4 meses um mobile simples que consiste somente num objecto pendurado, fiz com um anel grande de madeira e também com uma bola colorida a uma altura que o bebé consiga tocar e fazer o anel balançar. Os resultados são maravilhosos, a concentração do bebé e felicidade quando consegue fazer balançar o objecto é linda de ver.

(Infelizmente não tenho muitas fotos com os mobiles focados. Neste momento tenho os Dancer (colocarei foto mais tarde))



2. Chocalhos (a partir do momento que o bebé já consegue agarrar objectos)

Existem diferentes tipos de chocalhos, nós optamos por chocalhos home-made, versáteis e fáceis de lavar :)
Uma meia, uma caixinha de ovo-kinder e 3 feijões. É só colocar os feijões dentro da caixa e a caixa dentro da meia e dar um nó. E a meia pode ser trocada e teremos um chocalho que muda de cor e padrão assim que nos der vontade. O Lucas adora-o.

3. Alguns peluches em forma de animais (desde nascimento, numa primeira fase eu mostrava para ele e agora ele mesmo brinca :) agarra, abraça, morde :))
Estes são os animaizinhos que fazem companhia ao Lucas

4. Garrafas da descoberta (a partir do momento que o bebé já consegue agarrar objectos)

Pessoalmente adoro este brinquedo. Com um pouco de imaginação cria-se um brinquedo cheio de magia :) e não só para para o Lucas, o Leo com quase 4 anos ainda gosta e fica fascinado, principalmente com aqueles que têm brilhantes e diferentes consistências.
Para saberem mais podem ver este video fantástico da Luciana: https://www.youtube.com/watch?v=S8lNhHqyUcY
E aqui encontram milhares de ideias maravilhosas: http://pinterest.com/momto2poshdivas/discovery-bottle-ideas/


5. Cestinho dos tesouros (a partir do momento que o bebé consegue sentar)

O cestinho dos tesouros além de proporcionar uma experiência sensorial no bebé, permite desenvolver a sua concentração, permite que o bebé se mantenha por alguns minutos ocupado de forma ludica e rica em aprendizagem. Aqui também existem imensas possibilidades é só deixar a imaginação fluir. 

- Cestinho dos tesouros com Lego duplo (várias cores , com animais e  um homenzinho) 


- Cestinho dos tesouros com diferentes tipos de materiais: Plástico, tecido, metal, madeira e porcelana (a porcelana convém ser bem grossa para que não se parta).



6. Fotografias emplastificadas (desde o nascimento, numa primeira fase coladas na beira da cama ou na parede, depois que o bebé consegue pegar dar para a mão para ele mesmo ver 

Podem ser usadas fotografias da família e também fotografias reais de alguns animais basta recorrer ao nosso amigo google, imprimir e emplastificar.

7. Livros (eu comecei por volta dos 5 meses, quando ele começou a tomar mais atenção)

Existem imensos livros para bebés, desde livros de tecido a livros simples só com imagens grandes que são super adequados para esta idade. E assim devagarinho começamos a desenvolver o gosto pela leitura. :)

8. Brincadeiras sensoriais outdoor (aqui começaram a fazer sentido por volta dos 5 meses e hoje são as predilectas)

Temos um mundo enorme de possibilidades. O Lucas ama mexer em troncos de árvores, tocar nas folhas. Por vezes apanho junto com o Leo algumas flores, folhas, ramos pequenos e deixo o Lucas brincar.
Aqui temos só que fazer atenção para o bebé não colocar na boca. Por aqui de tanto eu dizer que folhas e flores não se colocam na boca o Lucas já entendeu. :)


Depois é só colocar tudo organizado à disposição do bebé, na prateleira mais baixinha do móvel dos brinquedos e deixar o bebé explorar. Por aqui o Lucas ainda não engatinha então é a mamã que oferece. :)





* todas as actividades podem ser usadas em diferentes momentos do desenvolvimento do bebé e claro que cada bebé é unico e o que um gosta de fazer aos 5 meses pode para outro ser somente interessante mais tarde, o importante é, nós mamãs disponibilizarmos todas as possibilidades e analisar se são ou não adequadas, caso não sejam, nada melhor que repetir mais tarde :)


Boas brincadeiras

2 comentários:

Catarina Rocha disse... [Responder Comentário]

Olá vim conhecer o teu blog e gostei muito, muito!
Fico a seguir-te
Beijinhos!
http://lernoslabios.blogspot.pt/

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Catarina Rocha Obrigada Catarina,
Fico Feliz por teres gostado és muito bem vinda aqui no meu cantinho :)

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...