quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jogos de tabuleiro

Estando o Leo a caminho dos 3 anos e em Setembro entrará para a escolinha acho super importante ensiná-lo algumas regrinhas. Tenho para isso procurado Jogos  de tabuleiro para a idade dele e não tem sido fácil, ou têm muitas pecinhas que acho acaba por distrair muito do objectivo ou ficarem muito complicados ou é demasiado simples para o preço que custam.
Nós por aqui brincamos muito de imaginação, joguinhos de concentração, puzzle, Legos mas acabam sempre por ser jogos muito individuais, embora eu brinque muito com ele falta o espirito de equipa, falta o espirito de competição saudável e para isso acho os jogos de tabuleiro muito apropriados.

Os jogos de tabuleiro:
- Ajudam a estimular os raciocinio e concentração;
- A respeitar a vez de jogar , trabalhando a paciência (neste aspecto já ensinei o Leo desde cedo a respeitar a fila no parque para o escorrega ou outro brinquedo);
- A aprende a ganhar e a perder ajudando assim a criança a conviver com as adversidades da vida e resolver  problemas do dia-a-dia;

Sendo assim e como hoje chove, nada melhor do que iniciar a nossa aprendizagem e diversão. E para começar de forma bem simples e barata, construí eu mesma o nosso primeiro jogo de tabuleiro:

Enquanto a mamã fazia o jogo o Leo fez desenhos e cortou canudinhos
Fiz um jogo bem simples, retirando uma ideia de um jogo que vi à venda de uma corrida de caracóis :)
Numa folha A4 fiz as pistas e construí o dado com as cores escolhidas.




Depois é só escolher os protagonistas do jogo e jogar :)


Iniciamos o jogo jogando juntos, o Leo lançava o dado (valia a sala inteira :) ) via a cor que calhava e avançava com o bonequinho correspondente, se nenhum tinha a cor que saiu jogava novamente o dado e assim até o primeiro bonequinho chegar na meta. Durante o jogo eu ia perguntando quem estava em primeiro, quem era o ultimo, qual iria ganhar e ele pensava e respondia cada pergunta com muito entusiasmo.

Depois claro que tivemos que jogar com os carros, o tabuleiro ficou um pouco pequeno para o tamanho dos carros mas deu para jogar :) desta vez dois carros eram do Leo e dois eram meus. Ganhou um dos meus, ainda pensei que ele ia ficar triste, mas divertimo-nos tanto que ele nem ligou a quem ganhou :)


Agora o Leo foi dormir com a promessa que jogaremos mais depois do soninho. :)
Super recomendo
Fácil de fazer e com diversão garantida.





7 comentários:

Ivana Luckesi - coisa de mãe disse... [Responder Comentário]

Adorei a dica Sofia!

Chris Ferreira disse... [Responder Comentário]

OiSofia, lindo o jogo de tabuleiro de vocês. Também já fiz alguns aqui com as minhas filhas. É uma atividade muito divertida e que gera momentos maravilhosos com os filhos.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Patricia disse... [Responder Comentário]

Olá Sofia, a quanto tempo!

Mas o blog continua super interessante, assim como esta dica do jogo de corridas.

Sabe que eu também já andei à procura de joguinhos para a Daniela e não encontro nada adequado? Encontro puzzles com letras e números, mas que ela logo se aborrece, por que normalmente são jogos sem dinâmica e como ela é muito mexida, precisa de algo que lhe prenda a atenção.
Por acaso acho que ela poderia gostar deste joguinho, tenho de pedir ajuda ao meu Diogo para fazermos juntos e depois jogamos os três. O meu mais velho tem 13 anos, mas junto com a irmã, parecem da mesma idade,rsrsrsrs...

Beijinho grande Sofia e continuação de um óptima semaninha.
Patricia.

Dadinha disse... [Responder Comentário]

Sofia, a tua dedicação e criatividade continua a deliciar-me e a adorar visitar-te. Beijinho para ti e para os teu (s) filhotes ;) Fica bem.   

Dé disse... [Responder Comentário]

Mais um sucesso de publico aqui em casa. ;) Mas ao invés de bonequinhos, brincamos com dinossauros!

Maria-Clara Machado disse... [Responder Comentário]

Olá, Sofia.

Acabo de conhecer seu blog e estou fascinada. Obrigada pelas ótimas ideias: simples e fáceis!

Beijo, Maria Clara

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Maria Clara,
Que bom que gostaste :) Que sejas muito bem vinda e volta sempre

beijo

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...