terça-feira, 29 de maio de 2012

Horta na varanda é possível

Viver numa cidade tem muitas vantagens e numa cidade com Munique é mesmo muito bom. Temos tudo o que uma cidade desenvolvida pode oferecer, hospitais de qualidade, escolas, transportes públicos e muitos mas mesmo muitos espaços verdes. A unica coisa que falta para ficar perfeita e uma casinha com jardim aqui para a família :)
Mas enquanto isso não se proporciona ficamo-nos com um apartamento simpático mas sem um espaço verde privado onde possa fazer a nossa hortinha sendo assim e como eu e o Leo não somos de desistir de encontro com os primeiros limites fizemos a nossa hortinha na varanda.
Já tinha mostrado aqui que mesmo a nossa varanda sendo bastante pequena (3m x 1,60m) mantínhamos uma horta só para que o Leo tivesse noção que os legumes não existem só no supermercado (tínhamos tomate e morangos).

Acho super importante que as crianças desde cedo tenham uma ligação com a natureza e com o ciclo da vida. Quando vamos de férias é maravilhoso ver o Leo contente a correr pela horta dos avós e a colher os legumes e aqui consegui pelo menos dar-lhe um pouco desse gostinho.
Não nos alimentamos como devem adivinhar só daquilo que temos na hortinha, o objectivo principal é o Leo participar no cultivo e apanhar a sua própria comida para levar para a panela, nem que seja só de vez em quando :) E tem funcionado muito bem, o Leo come muito bem o que acredito ser também resultado desta ligação tão próxima com os legumes.

E este ano colocámos mãos à obra e fomos bastante ambiciosos mas está a correr muito bem:

Temos:
Courgette já com flor

Morangos 

Espinafres dos quais já fizemos bastante sopa e saladas 

Um tomateiro que logo logo estará cheio de tomates-cereja

Alfaces, a produção mais eficiente até agora, faz mais de um mês que andamos a cortar as folhinhas para salada e está sempre a crescer, já faz imenso tempo que não compro alface :)

Ervilheira, Feijoeiro e Rucola 

Todos plantados em vasos, os courgetes, as ervilheiras e o feijoeiro ainda estão em experiência, não sei se vai resultar se bem que os courgetes já tenham flores. 

Mas o mais importante é a ligação que temos com as plantinhas, e os momentos em que vivemos essa relação tratando delas juntos -regamos frequentemente e coloco fertilizante organico de 3 em 3 semanas.
Este fim de semana lutamos contra o inicio de uma praga de pulgões nos nossos espinafres mas o amigo google encontrou para nós uma receita que resultou mesmo: 

Receita contra pulgões:
- Borrifar as plantas com 1 dente de alho desfeito com o liquidificador ou varinha mágica em 1l de água. Deitei durante 3 dias e desapareceram os pulgões.
(Não usar em feijoeiros pois inibe o crescimento destes)

E a nossa hortinha continua saudável e linda :) 

E por aí também brincam de agricultores?  

10 comentários:

Beatriz Zogaib disse... [Responder Comentário]

Muito bacana sua iniciativa! Aqui em casa, tem quintal e, sim, uma horta! Leo come os tomates logo que colhemos, sem tempo de chegar na cozinha.
Não tenho muita paciência de plantar mil coisas e nem mesmo de cuidar, mas me esforço porque acho fundamental esse contato, assim como você. E o melhor, acho uma alternativa para fugir dos agrotóxicos...
beijos
Bia

Ana Julia Vilhena disse... [Responder Comentário]

Aqui também fiz uma horta na varanda e nas janelas: plantei tomate-cereja, morango (não deu certo), manjericão, hortelã, salsinha e outras ervas.
Parabéns, tua horta está muito bonita!

Celi disse... [Responder Comentário]

Sofia,
Faz tempo que estou querendo passar por aqui. Adorei o tema do seu post. Que linda sua varanda. Plantaram tudo esse ano? Imagino que não.... Mas fizeram muito bem. Sabe que moro em casa e agora começamos a arrumar nosso cantinho também. Depois mostrarei as fotos daqui para meu marido. Quero muito ter algumas coisas plantadas e flores também.
Adorei! Beijos, beijos

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Celi, 
Estas fotos são todas deste ano tiradas esta semana :) fui mesmo muito ambiciosa, a varanda é pequena mas consegui acondicionar tudo direitinho e ainda dá para ter uma mesa e um banco de jardim para eu tomar os meus chazinhos e contemplar a minha produção.

beijinhos

Edna disse... [Responder Comentário]

Olá, gostaria de lhe fazer um convite, porém, antes preciso tietar um pouco afinal seu site é maravilhoso Parabéns pelo trabalho! Seria um imenso prazer tê-lo em nosso site agregador de conteúdos Agrega Pais onde reunimos os melhores blogs direcionados para pais e mães do país. Aguardo você lá, teremos muita satisfação em divulgar seus links! 

http://www.agregapais.com.br/

Diversao em familia (Lívia) disse... [Responder Comentário]

Hoje moro em um apartamento que não tem varanda. No ano que vem irei para um com uma varanda enorme, graças a Deus! Estava querendo montar uma horta em vasos e adorei as suas idéias!!! Obrigada por compartilhar!!!

Beijos!

Lívia.

Lucas Thiago Silveira disse... [Responder Comentário]

Olá,parabéns pela horta!Gostaria de saber em quanto tempo esse seu tomateiro demorou para ficar assim?Estou com um há uns 3 meses e não sei porque ele não está crescendo mais,ele já está grande,mas não como o seu.Qual dica vc poderia passar pra mim?Grato!

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá,
Desculpa pela demora em responder mas estive de férias :)
O meu tomateiro comprei no meio de Abril e tinha cerca de 15 cm em mês e meio ficou com o dobro do tamanho e cheio de flor. Agora, passado um mês, está com 1,10 m e está cheio de tomates pequenos e ainda verdes (até fiquei surpreendida depois de 1 mês de férias); talvez o teu tomateiro seja diferentes. O meu é de tomate cereja os únicos cuidados que tenho é regar frequentemente e como ele está em vaso para prevenir o empobrecimento da terra coloco composto orgânico uma vez por mês.

espero ter ajudado :)

Dadinha C22 disse... [Responder Comentário]

Ola Sofia há dois dias que estou na "tua" cidade ( Munique) e reconheço que tem monumentos muito interessantes e o museu alemão é fabuloso (acabamos de chegar de lá) mas confesso que o que mais me impressiona é a frieza dos alemães. Nós os portugueses temos a crise mas somos um povo mais espontaneo e emotivo. Encontramos alguns portugueses e senti uma alegria enorme em ouvir falar portugues e estou cá há tão pouco tempo não sei o que seria se tivesse que viver cá... Viemos por Bressanone depois Austria e ainda ficamos por munique mais uns dias e depois regressamos para Portugal, parando 1 dia em Milão. Adorei Bressanone (cidade pequena) e austria, nunca pensei que os Alpes fossem tão bonitos a paisagem é deslumbrante. beijinhos

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá 
Que giro estares por aqui :) aproveita muito o passeio. O museu Alemão é realmente fantástico viste por lá o Moliceiro (barco típico de Aveiro)?
O jardim zoologico também vale a pena, é um parque gigante, o Englisch garten e as Residenz também são muito interessantes e se gostas de caminhadas, faz uma ao longo do rio Isar. Eu também adoro os Alpes, existe uma cidade não muito longe daqui chamada Garmisch onde vou por vezes só para contemplar a paisagem.
Vais ficar em Munique até quando? Qualquer coisa avisa quem sabe ainda nos conseguimos encontrar.

Quanto aos alemães também os acho bastante frios mas só com quem não conhecem. O que aprendi nestes  4 anos na Alemanha é que eles são frios sim mas só até se tornarem amigos nesses momento são verdadeiros amigos... é difícil chegar até eles mas um amigo alemão é alguém com quem certamente podes contar. (isto na minha curta experiência).

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...