segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ajuda-me a fazer sozinho

"Ajuda-me a fazer sozinho" é a base da pedagogia Montessori, que aqui em casa seguimos muito à risca pois para nós faz todo o sentido que assim seja, que o meu filho se sinta capaz de fazer as coisas mesmo que estas tenham que ser adaptadas às suas capacidades ou demorem mais tempo a serem executadas.
Desde o jarro de água e do copinho que fica acessível a ele (já mostrei por aqui), ao adaptador da sanita, às escadas para poder sem problemas lavar as mãos, aos brinquedos acessíveis, ao armário pequeno onde guarda sapatos e casaco quando chega a casa, à cama baixa, são todas umas pequenas adaptações para que ele se sinta mais independente. E sempre participa em todas a tarefa do dia-a-dia (cozinhar, colocar a louça na mesa, arrumar o quarto dele) com gosto e quanto mais capaz se sente mais eu me sinto grata por ter seguido este caminho.

Sempre o incentivo muito a fazer as coisas sozinho, ensino, oriento e deixo que ele vá treinando, como ele mesmo diz.
Mas quando se trata de se vestir e despir é muito difícil insentivá-lo, ele simplesmente não quer nem tentar e como não quero força-lo tento arranjar maneiras divertidas para o motivar. A última que funcionou maravilhosamente bem e desde então sempre faz sozinho foi a MAGIA PARA VESTIR O CASACO :)
Apesar de por vezes ainda dizer "Eu não consigo"(frase típica do momento de vestir e despir) consegui pelo menos quebrar algum gelo. Penso que de agora em diante vai haver muita evolução :)

(Desculpem a posição do video :) )

E por aí os vossos filhos já se vestem e despem sozinhos?

9 comentários:

Carolina Damasceno disse... [Responder Comentário]

Oi Sofia... Aqui tento incentivar ao máximo a Laura a fazer as suas coisas, mas ainda estamos engatinhando... Acho importante eles serem independentes mesmo... Ainda mais que tem bebês a caminho, né???
E vc como está? Tem passado bem?

Beijinhos
Carol

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Carol,
Temos que ir preparando o terreno para o bebé que aí vem :)
Eu estou bem até agora tudo dentro da normalidade, a barriga enorme muito maior do que com o mesmo tempo na última gravidez :) mas estou a aproveitar muito.

beijinhos e volta sempre

sarah disse... [Responder Comentário]

Eu tb incentivo bastante Bento a fazer as coisas, acho super importante que vá aprendendo aos poucos. Ele não se veste sozinho, mas se despe. Blusas ainda não consegue (e diz isso tb "eu não consigo!"), mas tira calça, cueca, meias. Agora está aprendendo a colocar os tênis (de velcro, claro). Também já sabe fazer xixi sozinho: diz que vai, abaixa a calça, a cueca, faz xixi, dá descarga e lava a mão! Que orgulho! Acho super importante mesmo para a independência dele.
E agora é que vi uma coisa... vc está grávida de novo!! Parabéns Sofia!! bjos!

Celi disse... [Responder Comentário]

Adorei o vídeo! Também acho que precisamos incentivar muito nossos filhos a fazerem as coisas sozinhos. Sabe que não era assim, mas aprendi muito vivendo na Alemanha. Engraçado, né? Mas aqui espera-se que as crianças saibam fazer isso, aquilo sozinhos. Principalmente depois que entram na escola. Tem seu lado positivo, ainda mais para as mães que tem mais de um filho. Agora, confesso que de vez em quando me pego querendo ajudar demais, pela questão do tempo, por querer vê-los arrumadinhos...rs Um cuidado, também...
Beijos

Ana Paula, mãe da Béatrice disse... [Responder Comentário]

Sofia querida!!
Pera ai, primeiro eu ia comentar o video, mas lendo os comentarios não tem como deixar de, antes, te dar os parabéns pelo barrigão!! Que noticia bacana!!!
E o legal é que a gravidez coincide com a fase independente do "deixe-me fazer sozinho" do Léo. Para dar conta de dois é bem importante que o Léo consiga se virar ; )
Aqui em casa também seguimos à risca a questão das adaptações para que a Béatrice faça a mesma coisa que nos, com a sua mini-independência. Desde a jarra de agua que ela se serve sozinha ao vestir o casaco (também usamos essa técnica do video!! Ei, o Léo ta se saindo bem, uma graça!). E olha a carinha dele de feliz por ter feito sozinho! Adorei ; )
Vi o seu comentario la no grupo do FB e queria dizer uma coisa. Pode ficar tranquila, pois a acessibilidade o Léo ja tem  e isso é o mais importante (e logico, o incentivo faz parte), mas o desejo de querer fazer tudo sozinho (você ainda vai ouvir "mamãe, me deixa, eu faço sozinho!") vem com tudo aos três anos e, principalmente, quando começar a frequentar a escola (ainda mais o Leo que ira para uma Montessori). Pois la os amiguinhos trocarão de roupas sozinhos e o Leo vai querer imita-los. Certeza! Percebi essa diferença quando a Bê começou a Maternelle e ela amadureceu muito!
Beijo pra vc!!

Angels_martins disse... [Responder Comentário]

Q legal! lá em casa tbm .. faço o possível para que o Pedrinho faça as coisas sozinho, acho importante esta autônomia.

Adorei o post

@angels_martins

Passa lá no meu blog .. tem sorteio correndo uma viagem para Maceió e uma ilustração da Estudio Cereja
http://aprendendoasermaedopedro.blogspot.com.br/

Flavia Bastos disse... [Responder Comentário]

Oi sofia, o meu filho tem 2 anos e 2 meses, e o seu? achei otimo o seu incientivo, apesar de que eu não faço isso com meu filho, termina que ele é muito dependente, MAMAES DE PLANTÃO PODEM ME DÁ UMA FORÇA NISSO? BJOS.

Dadinha disse... [Responder Comentário]

Sofia antes demais espero que o Leo tenha ultrapassado bem o periodo de doença.  
"Ajuda-me a fazer sozinho" só a expressão em si é maravilhosa é uma etapa que nunca mais acaba, continua pela vida fora. Até nós temos momentos na nossa vida que precisamos que nos ajudem a fazer sozinhos: nos fazemos mas com ajuda que pode ser ajuda fisica ou apoio moral.
Beijinhos

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Flavia,
O Leo está com 2 anos e 10 meses. 
É preciso muita paciência para eles se tornarem mais independentes, todo demora mais tempo.
Por vezes é mais fácil sermos nós mamãs a fazer por eles, mas é importante para eles, não só para termos mais tempo depois de eles já saberem fazer uma série de coisas, mas também e mais importante para a sua própria autoestima :)
Vai fazendo junto com ele, conversando e explicando como se faz, seja vestir, comer, abrir portas, arrumar brinquedos, deitar água no copo... e aos pouco incentiva-o a tentar sozinho. Vai ver que aos poucos ele vai mesmo querer e conseguir fazer e ser mais independente.

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...