sexta-feira, 5 de abril de 2013

Actividades de Inverno: caixa sensorial e experiências científicas

Com o Inverno mais longo faz mais de 100 anos e com menos horas de Sol faz 42 anos. Conseguem imaginar o quão difícil tem sido lidar com o meu humor? Está comprovadissimo que não funciono sem Sol preciso da minha fotossíntese... quando é que este céu cinzento nos vai deixar não faço ideia, passamos uma Páscoa com muito frio  e neve que mais parecia dia de Natal. Os passarinhos acho que também andam muito desorientados, cantam muito a chamar a Primavera mas esta está difícil de acordar. Um cenário um tanto caricato...

E com esta situação temos passado muito tempo em casa e nem sempre é fácil gerir a energia do Leo e a demanda do Lucas num apartamento, por isso venha imaginação.

E já que temos muita neve mesmo em Abril vamos dar-lhe uso:

1. Caixa sensorial com neve (quando não há neve pode ser substituida com gelo picado):

- Uma caixa com neve;
- Tintas e pincel;
- Caixas, caixinhas e colheres e pás....
e é só deixar fluir a brincadeira.





2. Experiência Científica:
Lembram-se de eu ter dito que o Leo adora fazer experiências? (aqui
Pois também usamos a neve para experimentar um pouco.
Numa manhã a caminho da escolinha o Leo perguntou o que era que o carro-limpa-neves estava a deitar na estrada. Expliquei que era uma mistura de areia e sal e deixei a pergunta no ar. "Para que servirá o sal???"
Depois da escolinha fomos testar: 

- Um pouco de neve (pode ser substituida por gele);
- Sal;
- Recipientes;
- E muita curiosidade :) 

A testar a utilidade do sal:


Falamos também um pouco do conceito de temperatura, olhamos o termómetro e colocámos um prato dentro de casa e outro na rua. 



Ao fim de algum tempo tínhamos resultados e uma criança feliz por ter feito uma experiência científica :)

3. Boneco de neve indoor
E como as nossas tardes têm que ser ocupadas senão ficam muito aborrecidas também fizemos o nosso boneco de neve, dentro de casa.



E sabem o que lhe aconteceu ao fim de alguns minutos?
O Leo registou tudo: 

E assim vai sendo a nossa luta contra este Inverno sem fim...

1 comentários:

Mamãe Nádia disse... [Responder Comentário]

Oi! Chegou a segunda edição da nossa blogagem coletiva "Mamãe tá de olho", será neste domingo (07/04) e o assunto da vez é CONSUMISMO. Você fez uma ótima participação na edição sobre alimentação infantil, não deixe de participar dessa edição também! Conto com você...
Conte pra gente o que você pensa sobre o consumismo, você se considera consumista? Como lida com isso? Que coisas você faz questão de comprar pros seus filhos, e a que produtos você diz não, sem piedade? Você acha que as propagandas na televisão influenciam seu filho a querer mais? O que você acha que podemos fazer pra ensinarmos nossos filhos a não serem consumistas?
Vou esperar sua opinião nesse domingo...Vamos mostrar pra blogosfera que as mães atuais são antenadas sobre os assuntos polêmicos da maternidade! Nós estamos de olho, e você?
Faça seu post e coloque seu link na lista de links que estará disponível no meu blog, pra que todas as mamães participantes possam ver e comentar.
Se possível ajude a divulgar!
Obrigada, querida! Nos encontramos no domingo!
Tenha um ótimo final de semana!
Beijos!

www.asosmamaenadia.com

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...