segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Amamentação: dificuldades e mitos

{Estou de volta depois de férias, tempo de reflexão, de feito o balanço de 1 ano do blog e algumas mudanças cá em casa estou finalmente disponível para partilhar convosco os meus devaneios :) }

 Hoje, quero falar-vos de amamentação, sobre os primeiros passos neste mundo de ser mãe, muito se lê e escreve sobre o assunto mas parece-me que ainda posso acrescentar mais alguma coisa, o meu testemunho de uma amamentação de sucesso, quase de 2 anos e continua sã e salva :) não quero medalha nenhuma por isso, mas não posso negar que me sinto feliz, realizada e especial. Especial não tanto por ainda amamentar mas por ter criado uma relação mãe-filho com tanta cumplicidade, amor e confiança e que acredito que amamentar é criar este vinculo. E além disso criar uma criança feliz e equilibrada... Para mim só faz sentido ser mãe assim... Mas não é sobre mim e a minha auto-estima que quero falar mas sim sobre os mitos que a amamentação traz consigo... principalmente quando mães de primeira viagem, perdidas no mundo novo.
É difícil conseguir uma amamentação bem sucedida quando o bebé nasce de cesariana, quanto o bebé nasce antes dos 9 meses, quando o bebé mama no biberão antes do peito da mãe, quando o bebé usa chupeta.
É difícil conseguir uma amamentação bem sucedida quando o leite da mãe é fraco, quando a mãe tem os mamilos achatados ou invertidos, quando a mãe não se prepara fisicamente para a amamentação, quando se recorre ao uso de bicos de silicone.
Estes são alguns dos mitos que fazem muitas mães acabar por desistir da amamentação. Infelizmente preparar um biberão de LA é tão fácil...


Hoje deixo-vos aqui o meu testemunho, a minha experiência. Experiência de uma mãe que teve um filho prematuro que nasceu de cesariana, de um filho que mamou no biberão antes do peito, que usou chupeta mesmo antes de mamar a primeira vez, uma mãe que tem mamilos achatados, uma mãe que não fez nada antes de o filho nascer para preparar os seus mamilos, uma mãe que recorreu aos bicos de silicone (até hoje).
Como podem ver mesmo sem me dar conta passei por cima de muitos mitos, foi muita força de vontade e muita determinação - consegui.
Estás a iniciar a viagem? Está a ser dificil? Não te deixes levar por mitos, acreditar que se é capaz, manter a calma e se necessário procurar ajuda profissional pode fazer a grande diferença.

Já ouviste dizer certamente que há mães que têm o leite fraco - é mais um mito - para que uma mãe tenha leite fraco é preciso estar em um grande grau de desnutrição, pois o teu organismo zela pela qualidade do leite mesmo que não te alimentes bem o leite será completo, o teu corpo recorrerá ás tuas reservas, por exemplo do cálcio, tal como acontece durante a gravidez.
Uma vez li um texto de uma mãe que afirmava ter o leite fraco pois a criança mamava e o leite não era branco mas sim quase água e sabem porque?
O bebé não precisa de mais nada além do leite materno até aos 6 meses, o leite mata a sede nos primeiros minutos que o bebé mama (por isso é que se parece com água) e depois engrossa e mata a fome. Por isso é tão importante ficar bastante tempo na mesma mama e só depois de bem vazia se deve passar para a seguinte (nos primeiros meses eu chegava a estar 20-30 minutos em cada mama).
Já li também mães que se queixam que o seu leite não sacia que o bebé chora muito de fome. Mas será fome? Se ele agarrar a mama novamente talvez seja e se queres mesmo amamentar vai em frente, é sim cansativo e desgastante e sim as formular artificiais são fáceis de preparar... ajuda não ter nenhuma em casa :)  ajuda estares determinada que queres mesmo amamentar.
Eu tenho ao longo da educação do meu filho sempre a tática de analisar o que se passa com ele tentando me colocar no lugar dele... e sempre resultou muito bem.
Imagina comigo,o bebé estava quente e protegido na barriga da mamã, não se tinha que preocupar com nada, agora está cá fora, tudo é novo, tem que se alimentar, respirar, tem que lidar com a luz,o ruído, as visitas... é muita coisa junta... eu acho que também ficaria irrequieta, chorona, nervosa e sem saber o que queria... e tu? Eu quereria mimo, atenção e muita calma. Quereria uma mãe confiante para me transmitir confiança.

O que eu quero dizer com isto tudo é que a amamentação depende somente de nós, da nossa decisão e força... (a percentagem de quem não consegue de forma alguma amamentar é muito reduzida) se não estás a conseguir sozinha procura ajuda mas não justifiques a tua fraqueza (somos humanos e todas as temos) com mitos. Espero com isto ajudar, dar força e confiança... vai em frente pois amamentar é tudo de bom :)

E bons momentos a dois :)  

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...