terça-feira, 13 de março de 2012

Montessori é a nossa escolha

Como já devem ter lido por aqui sou uma apaixonada pelo método Montessori, em casa, no infantário na escola faz para mim todo o sentido.
Na cidade onde moro existe uma grande dificuldade em arranjar vagas para o infantário e eu queria muito que o Leo começasse no próximo Setembro, altura em que completa 3 anos, e as inscrições começaram em Dezembro até Fevereiro. Pela falta de vagas fiquei com medo de não conseguir, visitei várias escolas algumas Montessori e outras convencionais.
Existem naturalmente muitas diferenças entre os dois tipos de escolas, além do método de ensino achei os infantários convencionais muito cheios, muitas crianças para o espaço disponível. Demasiados brinquedos, salas demasiado cheias. As escolas Montessori respeitam o espaço, a criança tem espaço para se movimentar. Acredito que isso também acontece em outras escolas mas as que eu visitei não eram assim.
Fiz inscrição nos 2 tipos de escolas, mas estive sempre a torcer para conseguir vaga numa Montessori, e sabem que mais?
Depois da inscrição, do dia de visitar a escola, do dia da pré-selecção (dia em que o Leo passou lá comigo 2 horas e as professoras observaram o que ele fazia e conversaram comigo sobre o método Montessori e me esclareceram todas as duvidas que tinha) chegou uma carta... O LEO TEM UMA VAGA :) Estou muito feliz mesmo.

Já várias vezes me pediram literatura relativa ao ensino Montessori mas como eu só tenho livros sobre o assunto em alemão fica difícil aconselhar algo, pretendo fazer um resumo do que já li, aguardem-me :)

Mas para quem quer saber um pouco mais sobre, além de lerem o que já escrevi por aqui podem ver este video aqui e este:

Existe também um filme sobre a vida de Maria Montessori, vi e gostei muito pois além de nos mostrar a história da vida de Maria Montessori dá-nos uma visão sobre o principio do método.
Existe também muita informação na internet que o nosso amigo Google pode ajudar a encontrar, mas a maioria é em inglês.

Faz duas semanas que iniciamos um curso Montessori uma vez por semana por 3 horas. São 6 crianças incluindo o Leo, as mamã e uma professora. Nós, mamãs, só ficamos a ver e a dar algum apoio, as crianças brincam com brinquedos Montessori, fazem um lanche juntas em que elas mesmas colocam a mesa e preparam a comida - cortam banana, servem a própria água, barram o queijo fresco no pão, descascam maças com uma máquina que é só colocar a maça e rodar uma manivela - enfim é lindo de ver o entusiasmo dos pequenos. Cantamos todos juntos, dançamos e a professora conta algumas histórias. Tem sido muito rico para o Leo e também para mim :) não imaginam o quanto o Leo tem aprendido e o feliz que ele fica, até já sabe as musiquinhas em alemão :)

Aqui ficam algumas fotos do momento dos joguinhos Montessori:

 Estender roupa, pregar pregos com um martelo, transferir água com duas jarinhas e o jogo dos blocos.
Este ultimo é muito interessante, consiste num conjunto de cilindros que a criança tem que agarrar fazendo uso do dedo polegar, indicar e médio (preparando para a fase da escrita) e colocar nos buracos do bloco grande. Existem vários tipos, um progride no diametro de fino a grosso, outro progridem na altura e no diametro, outros diminui na altura mas aumentam no diametro e outros que progridem somente na altura. Infelizmente este tipo de brinquedo Montessori é bastante caro, mas vale fazer umas adaptações em casa.

Um bom dia para vocês

7 comentários:

Ana Paula, mãe da Béatrice disse... [Responder Comentário]

Sofia! Que otimo você ter a oportunidade de matricular o Leo numa escola Montessoriana. Infelizmente não ha escolas com esta pedagogia onde moro e minha filha estuda numa Maternelle padrão. Sinto muito por isso, ainda mais por ter a certeza de que a escola é muito mais eficiente quando esta em sintonia com o que é ensinado em familia, dentro de casa. A "triade" escola-professor-pais é tão importante para a criança, além de nos dar a segurança de havera respeito ao ritmo individual do desenvolvimento do nosso filho. Isso é fantastico. 

Eu sigo por aqui e faço o que posso para aplicar o Montessori à la Maison, atuando em "pararelo" com a escola. Tenho alguns livros aqui em casa e, ainda bem, tem muita coisa interessante na internet (em francês e inglês). Quero ainda participar de oficinas/ateliers/debates para pais interessados nessa pedagogia, pois ela também da um norte, uma direção para termos em casa uma criança mais concentrada, calma, cortês e, sobretudo, darmos suporte para enfrentarmos os tão importantes "periodos sensiveis". Quem disse que pais não precisam de curso de reciclagem?

Um beijão e, mais uma vez, parabéns pela escolha!

Patricia disse... [Responder Comentário]

Sem dúvida um método de ensino espectacular e que deveria ser mais amplamente divulgado. E por que não, incluído no nosso sistema de ensino?

Beijinhos.

Ana Tavares 26 disse... [Responder Comentário]

Fiquei muito feliz por ti, mas principalmente pelo Leo. Tenho a certeza que fizeste a melhor escolha. Quem me dera poder escolher...

Beijinhos e muitos parabéns!

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Patrícia, 
também não entendo muito bem porque este tipo de escolas não existem em maior número. A meu ver é uma questão política, é mais confortável e fácil de gerir uma escola em que todos os alunos estão ao mesmo nível, é mais fácil formar um professor que chega na escola e tem um programa rigido para seguir e a maioria das vezes é levado por falta de tempo a simplesmente debitar matéria. É mais fácil e económico instruir crianças com o sistema de ensino comum, basta colocar cerca de 30 crianças numa sala e ensinar-lhes o que o sistema quer e não o que a criança tem curiosidade de saber. É lamentável que assim seja, que o mundo não olhe e aproveite a vontade de saber das crianças... mas penso que é isto que se passa. Muito infelizmente.

Dadinha disse... [Responder Comentário]

Sofia que bom terem conseguido. Fico feliz por vocês.
Cá na minha cidade (braga) não existe nenhuma escola que siga esse metodo. Até creio que não existam escolas que sigam métodos muito diferentes umas das outras, quer seja ensino publico quer seja privado.
Por cá, lamentavelmente eu ando com mais um problema para resolver devido ao comportamento da educadora do meu filho. Hoje enviei uma carta para o Administrador do colégio a mostrar a minha indignaçao e solicitar-lhe uma tomada de posição. Se existisse um colégio melhor eu não pensava duas vezes, o problema é que nada me convence que os problemas que tenho neste não se repetem ou até são piores em outros colégios. Realmente o que mais me agrada no colégio do manuel é o elevado grau de exigencia do conhecimento apartir da primária, mas o que me indigna é a rigidez e pensamento tacanho, até rudeza por parte das educadoras na pré escola. O manuel vai para a primária para o ano e tenho expectativa que seja melhor.
Bj e parabéns

Celi disse... [Responder Comentário]

Que bacana Sofia! Que bom que deu tudo certo e logo o Leo iniciará numa escola Montessoriana. Ainda mais você que é bem fã. Tão bom quando a gente consegue o que espera e deseja aos nossos filhos. Depois conta mais, tá!
Um grande beijo.

Nausmota disse... [Responder Comentário]

Lindo post Sofia! Minha filha tb estuda em um escola montessoriana e eu posso garantir que faz TODA a diferença em nossa vida! Veja o meu blog: http://naubrincandodeblog.blogspot.com.br/
Montessori é a nossa escolha tb! Nossa intenção é estabelecer no Facebook um grupo de discussão sobre a
filosofia Montessori, convidamos vc para esse grupo online, o grupo é
composto de famílias e educadores: https://www.facebook.com/groups/131727546931915/

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...