sexta-feira, 9 de março de 2012

Montessori em casa - Brincar com molas de roupa

Hoje trago mais uma ideia de como podemos fazer o nosso pequeno brincar e ao mesmo tempo aprender, nesta brincadeira eles treinam o uso dos dedos polegar e indicador, essenciais para a fase da escrita.  Também é optimo para treinar a concentração e a paciência :)
Faço este jogo desde que o Leo tinha quase 2 anos, mas acredito que possa ser usado mais cedo... dependendo da força que a criança consegue fazer com os dedinhos e do tipo de molas usadas (basta testar se a criança consegue abrir uma mola pode já brincar com elas).

O que eu acho mais maravilhoso nestes jogos que eu chamo de Montessori (embora sejam adaptações apenas minhas) é a sua ligação com o nosso dia-a-dia, o uso de materiais que nós adultos usamos motiva a criança e além disso é fácil de conceber e barato. (para conhecerem outros brinquedos que já postei é só clicar aqui).

Brincar com molas de roupa
Material:
- Algumas molas de roupa,
- Um fio ou arame onde a criança chegue (nós usamos uns ferrinhos que pertencem ao meu grelhador) ou mesmo um prato ou copo de plástico.

Depois é só deixar a criança se divertir.


Uma opção interessante é arranjar pedaços de tecidos para a criança pendurar junto com as molas.
Imagem retirada no google

As alternativas são muitas basta deixar a imaginação voar :)
Aprender quantidades
Sortear as cores



Bom fim de semana




4 comentários:

Ana Claudia disse... [Responder Comentário]

Ah, gosto muito...minha filha adora brincar com essas molas (que aqui chamamos de prendedores)...eu só não tinha consciência do tamanho da utilidade delas no desenvolvimento das crianças...adore!

Marihartdore disse... [Responder Comentário]

Aiii que fofo! Aqui chamamos de 'pregador de roupa', rs! Deve estimular bastante a coordenação motora fina né?! Pedro está em uma escola construtivista e me indicaram brincadeiras como massinha, picar papel, fazer bolinhas de papel crepon para estimulação da escrita. Essa brincadeira tb deve entrar na roda!

Bjão!

Sarah disse... [Responder Comentário]

As meninas brasileiras já anteciparam os nomes desse objeto por aqui: prendedores ou pregadores de roupa. Bento adorava brincar com eles quando era menor (mais ou menos na idade do Leo). Também gostava de me "ajudar" a pendurar a roupa buscando e escolhendo os pregadores... Brincadeira que rende bem!
bjos

Tatiana Monte disse... [Responder Comentário]

Olá,
Passei por aqui pra convidar você, para participar de um sorteio, de um livro bem bacana!!
Passa por lá!! e da uma olhadinha
www.sublimeamordemae.blogspot.com

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...