terça-feira, 17 de abril de 2012

Quando usar a tesoura

Ando como muitas ideias mas sem capacidade para escrever :( Está difícil escrever um texto com pés e cabeça... Propos-me a escrever sobre alguns assuntos e as ideias fervilham mas não sai texto que se possa ler.
Lamento mas talvez fique um pouco ausente daqui ou escreva somente coisinhas simples e mais práticas, como é a questão do uso da tesoura.

A partir de que idade a criança é capaz de usar uma tesoura?
Não sei, como em tudo cada criança tem o seu momento. O Leo tem 2 anos e meio e já faz alguns meses que lhe apresentei a tesoura, não sei se já está na idade mas quis ver no que dava. Ele ainda não consegue recortar seguindo linhas ou formatos mas gosta muito de cortar aleatoriamente, penso já ser um bom exercício para depois fazer recortes.

Que tipo de tesouras usar?
A compra da tesoura deu algum trabalho passei uns tempos sem saber que tipo de tesoura seria ideal. E existem imensas de muitos formatos e materiais.
Existem umas com lamina em plástico que talvez sejam mais seguras mas lembro-me de os meus sobrinhos terem umas e aquilo nem o papel cortava era uma frustração para os miúdos e em pouco tempo a minha irmã comprou outro tipo de tesoura.
Então optei por uma o mais parecida possível com o que na realidade é uma tesoura :) com lamina de metal, sem bico e uma pequena protecção que ajuda a evitar cortes nos dedos. Confesso que não estou totalmente satisfeita, mas enquanto o Leo não tiver melhor precisão de corte esta serve, em falta de melhor opção.


Como fazer para eles aprenderem sem se magoarem?
O momento de brincar com tesoura é sempre na minha presença atenta, brincamos sempre juntos. Falei com o Leo de como deve usar a tesoura e os cuidados que tem que ter e ele é bastante atento quando a usa. Ele sabe o que pode e não fazer com a tesoura.

Existem muitas formas de treinar o corte. Papeis muito finos e moles não são boa opção para o inicio pois torna-se mais difícil coordenar a posição do papel e da tesoura.
Por aqui usamos diferentes materiais:

Papel grosso:

Massinhas de moldar:

 Palhinhas ou canudinhos (vou guardando os usados e o Leo adora - é o que ele mais gosta de cortar):

A próxima fase será fazer recortes de desenhos, já tenho umas ideias depois mostro :)


E por aí como é? Já conhece a tesoura o vosso pequeno? E que tipo de tesoura é melhor para iniciar? Contem-me tudo? :)

Beijinhos

6 comentários:

Liviabrigoni disse... [Responder Comentário]

Que legal! Adorei o post! Ainda não tive coragem de apresentá-la ao Henrique, mas ele ainda não tem nem 2 anos...

Aproveito para convidá-la a participar de uma blogagem coletiva que estou propondo em meu blog em Homenagem ao Dia das mães.Para saber mais sobre essa blogagem, dê uma passadinha lá no blog onde eu explico tudo direitinho!Beijos!Lívia.

MariHartDore disse... [Responder Comentário]

Vc nem imagina o quanto é importante este post! Se eu tivesse lido há anos atrás, certamente hj, Pedro aos 5 anos, não teria dificuldade de coordenação motora fina. Estamos fazendo "exercícios" em casa, como picar papel, amassar massinha, para desenvolver melhor a escrita.

Bjo grande! Adoro passar por aqui! =)

Rachel Canella disse... [Responder Comentário]

Oi Sofia, o David conheceu a tesoura na escola, esse ano. Eu soube numa oficina de vida prática onde apresentaram aos pais o que as crianças usam de vida prática na escola e quando vimos a tesourinha chocamos, porque eu nunca ia imaginar que aos 2 anos ele pudesse usar uma. A professora mostrou como eles usam (praticamente com todos esses materiais mostrados por você), e isso rompeu um paradigma meu. Agora em casa ele às vezes brinca com a tesoura e pede pra cortar o papel, fazendo franjinhas. Beijocas!!

Chris Ferreira disse... [Responder Comentário]

Oi Sofia, eu já não lembro quando as minhas filhas foram apresentadas a tesoura. Eu lembro é que antes de começar a cortar com a tesoura era importante elas rasgarem os papéis. Fizemos muitas brincadeiras de corte e colagem rasgando figuras.
Gostei da ideia de cortar os canidinhos. Um coisa legal é cortar as massinhas, né? Aqui nós cortávamos muito as massinhas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Dadinha disse... [Responder Comentário]

Sofia, 
Há muito que não escreves, espero que seja tudo por causa da falta de tempo.
Um beijinho

Sofia disse... [Responder Comentário]

Está tudo bem :) é só muito cansaço e enjoo :D

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...