domingo, 11 de novembro de 2012

Montessori: Adaptação do espaço da criança aos 3 anos - parte 2

Como havia dito no último post: Montessori: Adaptação do espaço da criança aos 3 anos - parte 1 (para quem não leu é só clicar), a nossa casa tem-se vindo a adaptar-se ao crescimento do Leo.

E por achar essencial que o Leo se sinta em casa, sinta que existe espaço para ele viver, criar e brincar sem que seja necessário estar sempre a dizer "não", "aqui não", "aqui é só para adultos" a nossa casa é uma casa adaptada onde como eu e o pai, também o Leo tem o seu espaço.

Hoje mostro-vos o quarto do Leo aos 3 anos de idade. O quarto é bastante grande, um pouco maior que o nosso quarto, já que aqui ele além de dormir tem o seu espaço de leitura, viagens e brincadeira.

A cama que já foi um simples colchão no chão é hoje uma cama maior onde a mamã também pode dormir junto quando quer miminho (sim a mamã precisa mais miminho que o Leo :) O Leo adora dormir sozinho ).  A cama tem apenas um edredom e assim o Leo pode fazer a sua cama sozinho facilmente.  
E umas fotos do Leo na parede, desde a primeira foto ao seu terceiro aniversário.

O cantinho da leitura com muitos livros, alguns jogos de tabuleiro, puzzles e um leitor de mp3.

O armário de brinquedos para brincar de "faz de conta", o mapa mundo, o cavalo de pau, peças de madeira e um tapete grande no chão.
Este armário tem essencialmente brinquedos que permitem brincar de "faz de conta", organizados por categorias de brincadeiras. Acho a organização de brinquedos super importante. Quanto mais organizado estiver o espaço da criança melhor ela brinca e mais fácil é ensinar a arrumar os brinquedos no final das brincadeiras.  Se tudo tiver um lugar fixo a criança tem mais facilidade em manter a ordem, e sim crianças precisam de ordem, elas são mais felizes assim.

Sobre o armário tem uma caixa de ferramentas para as inúmeras obras que o mestre Leo faz cá em casa :) e alguns carros. Na gaveta "supermercado" está a caixa registadora e alguns alimentos de madeira e garrafinhas. Na gaveta "cozinha" tem louças e um fogão.

Existe ainda a gaveta "Médico"onde estão os utensilios essenciais para tratar os ursinhos, a boneca e os papás de qualquer doença. A gaveta "Boneca e fantoches" onde estão os fantoches das nossas historinhas, a boneca e algumas roupinhas e a gaveta "Carros".

A Gaveta "Musica"onde podemos encontrar um tambor, um xilofone e um piano. E a gaveta "Comboio"onde guardamos as peças do comboio que no momento está montado no tapete.

Temos também um espelho de parede, onde o Leo adora observar-se vezes em conta :)

Visão geral do quarto. 

Este é o quarto do Leo, que daqui a cerca de um ano terá que partilhar com o irmãozinho mais novo e aí sim vamos ter que estudar bem como vamos fazer as adaptações para duas crianças de idades diferentes, mas esse é assunto para outro post.

Que acharam?

6 comentários:

Ana Júlia disse... [Responder Comentário]

Ficou mesmo um sonho, Sofia!!!! Parabéns!

Luciana disse... [Responder Comentário]

liiiindoooo!!!
Amei cada cantindo, querida, cada detalhe!
E adorei ver o mapa mundi, que estou querendo comprar um desses e gostei de visualizar as dimensões dele.
Beijo grande!
Luciana

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Ana Júlia
Obrigada :)

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Luciana
Que bom que gostaste.
O mapa é mesmo grande e o Leo adora-o, além do nome dos países, cidades principais e as bandeiras tem os animais e monumentos característicos de cada continente.
beijo

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Que lindo Sofia! Meu filho vai fazer 3 anos semana que vem, e vou utilizar das dicas para fazer também! Esta rampa no chão para carrinhos é muito legal, meu filho iria amar! Será que acha por aqui no Brasil! Abraços.

Chris Ferreira disse... [Responder Comentário]

Oi Sofia, o querto ficou muito legal. Gostei especialmente do espaço na cama para a mamã ganhar um mimo e da organização dos brinquedos. Amei o armário com as bandejas em cores.
beijos
Chris.

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...