No vermelho parar, no verde avançar! Esta é uma regra que a criança deve o mais cedo possível aprender a respeitar. Protegendo-se assim do perigo de atravessar no vermelho e de ao mesmo tempo começar a entender que existem regras/leis na sociedade que devem ser cumpridas. Mas tal aprendizagem chega realmente para os nossos pequenos compreenderem o que é correcto ou falso fazer?
O exemplo da família é um componente essencial na educação dos filhos, disso não tenho duvidas. Mesmo regras simples de ser comunicadas verbalmente podem através do exemplo ficarem mais facilmente gravadas no quotidiano das crianças.
Por exemplo, não atravessamos a passadeira no vermelho. A regra é clara, no vermelho, não avançar. Se a mãe espera com o filho pela mão, ao sinal vermelho, fica bem claro e de forma natural para a criança que não deve avançar nesta situação, ele agora não pode atravessar a rua porque um carro pode passar. Tal comportamento fica gravado nas suas atitudes sem esforço.Mas o que acontece quando do outro lado da estrada o autocarro que queremos apanhar já está parado e não tarda a partir e nós atravessamos a estrada a correr com o pequeno pela mão mesmo ao sinal vermelho (verificando claro se algum carro se aproxima)?
Neste caso a mãe violou as próprias regras, não foi um cidadão exemplar??!! Deve explicar ao filho a situação? Mas ele entenderá a situação? Ou melhor saberá por si só fazer a escolha certa quando tal tipo de situações se depararem? Existem desta forma excepções? O nosso filho vai entende-las? Ou a sua aprendizagem da simples regra vai por água abaixo??
Este simples exemplo pode ser naturalmente aplicado a uma grande variedade de comportamentos dos pais. Como o consumo de álcool, distúrbios alimentares e hábitos fora da lei (por exemplo: conduzir a velocidade elevadas, estacionar onde não é permitido entre outras ainda mais graves) comportamentos e reacções estas que a criança pode adoptar facilmente por simples imitação e que nunca deverão ficar sem ser explicadas. Nós pais e adultos que somos, devemos ser cuidadosos e olhar o problema, a atitude criticamente e integrada na situação em que ocorreu. Somos humanos e não somos naturalmente perfeitos mas devemos ser críticos com as nossas atitudes se queremos passar uma mensagem e um bom exemplo às crianças.
Ao ensinar regras aos nossos filhos torna-se importante, do meu ponto de vista, não dar ênfase à proibição mas sim ao porquê da existência de tal regra.
- É proibido atravessar no vermelho. Mas porquê? Porque os carros têm sinal verde e estão a passar, provocaríamos um acidente grave.Colocaríamos a nossa vida em risco.
Assim será mais fácil para a criança entender os não exemplos, as excepções que, no entanto não devem ser de forma alguma uma situação recorrente.
Mostre aos seus filhos que os conflitos, as regras, as excepções às regras e os não exemplos podem ser resolvidos e esclarecidos verbalmente, e que também se pode aprender com eles.
3 comentários:
Como sempre tem toda razão!
Ótimo texto!
Bjs
Ola Sofia parabens otimo texto!!!e verdade o bom exemplo vem de berco.Olha .E filhos sao imitadores naturais dos pais to vendo pela minha filha tudo que eu faco ela quer fazer tambem.Etudo que a gente fala ela repete .bjs
Muito bom! Alguém já disse um dia que os filhos são um reflexo dos pais. É claro que isso não pode ser levado ao pé da letra, pq muitas vezes mesmo ensinando e dando exemplo os filhos não aprendem ou não querem fazer o certo, mas com certeza nós pais temos que nos empenhar por cumprir nossa parte com responsabilidade pois com certeza o exemplo no di-a-dia é a melhor maneira de ensinar nossos filhos não só como se portar ou a obedecer, como também a serem pessoas com caráter! Adorei o texto! Beijos
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