quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Montessori e os Brinquedos feitos em casa II

Ainda ontem postei e já estou de volta fantástico :) 

Como já disse estou fascinada com o desenvolvimento do Leo, fala imenso, brinca muito de faz de conta... e é uma maravilha observá-lo.
E como optei por passar o dia com ele e já escrevi sobre isso por aqui, não é fácil ficar o dia inteiro com uma criança e isso acarreta uma grande responsabilidade, eu sinto-me no dever de além de mãe ser um pouco de professora também, levando-o a desenvolver a sua concentração e destreza, pintando, fazendo puzzle e pequenos jogos.
Além da caixa sensorial e do jogo das formas, hoje deixo aqui mais algumas dicas de joguinho que além de divertirem os mais novos lhe desenvolvem as habilidades de concentração e motricidade-fina e nos dão também algum tempo de mais calma e são super fáceis de concretizar.


1. Separar as cores:


Uma folha de papel com 3 círculos, um de cada cor, uma tacinhas com pedacinhos de papel das três cores escolhidas para os círculos e cola é o material para este joguinho. Depois é só pedir á criança que vá colando os pedacinhos de papel no círculo correspondente :)

2. Jogar com moedas: 

Moedas velhas num saquinho de pano, um frasco com tampa de metal ou plástico. Cortar a tampa de forma a fazer uma ranhura onde passem as moedas (caso a tampa seja de metal, ter o cuidado de martelar bem o metal depois de cortado para que não fique de forma a magoar os dedos da criança).
Este jogo surgiu num momento de grande irritação do Leo, eu estava sem paciência e ele super rabugento aí lembrei-me de o fazer e voilá... só vendo dá para acreditar na mudança instantânea do humor do Leo, ficou imenso tempo a brincar :)

Já fiz o jogo faz algum tempo e até hoje ele brinca com ele, e eu acho-o fantástico, ele tem que tirar as moedas do saco, colocar no frasco e depois desenroscar o frasco para as retirar lá de dentro... tanta actividade num só jogo, não é fácil que fique aborrecido :)

3. Jogo das sombras 

Esta foi a ultima criação, hoje mesmo. Imprimir uns desenhos com as sombras correspondentes e depois é só fazer a correspondência. Eu colei o papel em cartolina mais forte para que o jogo fique mais resistente. O nosso é com o tema Outono mas quaisquer desenhos servem. O Leo adorou. :)

E vocês têm ideias para partilhar? Contem-nas aqui nos comentários :)

Um ótimo dia para todos... 
Eu vou brincar com o eu pequeno :)

1 comentários:

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Simplesmente digo PARABÉNS!!
gostei muito do blog
é uma mãe 5 estrelas

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...