terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cozinhar com crianças pequenas

Cozinhar com crianças pequenas não é fácil, então quando é mais que uma ainda fica uma tarefa mais difícil, mas é algo que eu gosto de fazer. Naqueles dias em que estou com mais paciência lá vamos nós para a cozinha. 
Aqui sou só eu e o Leo, mas nas férias somos nós e os meus sobrinhos... e não pensando na trabalheira que é limpar tudo a seguir, vivemos o momento... que vale muito a pena :)
No entanto, é um momento que exige alguma planificação se não queremos perder a paciência, a combinação de muita coisa a acontecer ao mesmo tempo, coisas a serem derrubados para a mesa ou mesmo para o chão, receitas que por vezes não saem muito bem, brigas entre as crianças por causa da distribuição das tarefas não lhes parecer justa, muitas vezes acaba por me tirar a vontade e desistir de o fazer.
Mas existe tanta vantagem em cozinhar com as crianças que acabo sempre por esquecer as partes em que tenho que driblar a minha paciência :)
Acho de grande importância conduzir as crianças para experiências da vida real, aprende-se  muito numa cozinha, aprende-se a medir, a pesar, a transferir líquidos e sólidos de uns recipientes para outros, aprende-se a cortar a mexer, e além disso fica-se mais próximo dos alimentos, damos sabores, texturas e aromas a conhecer, despertamos a vontade de experimentar, provar e saborear.  
Vejam só quantas vantagens :) e de facto não há criança que não goste desta experiência (pelo menos eu não conheço nenhuma).


E como gosto e criamos estes momentos cá em casa com frequência, tenho vindo a aprender alguns truques para que seja um momento menos caótico e cada vez mais proveitoso.


Aqui ficam as minhas dicas:


1. Escolha e adaptação da receita - receitas que a criança vá gostar de comer, receitas saudáveis com ingredientes frescos (legumes e frutas) são uma boa escolha. Ter em conta os passos da receita pensando nas mãos pequenas, receitas que seja necessário amassar ou cortar divertem bastante. Bolachinhas para cortar com forminhas, bolinhos para amassar com as mãos e formar bolinhas, bolos em geral, almondegas, croquetes de carne, peixe ou vegetais, saladas são apenas algumas ideias que resultam muito bem.


2. Escolha dos utensílios e recipientes - colheres de plástico ou madeira e facas de plástico para cortar legumes e frutas mais moles são uma boa opção, quando a criança ainda é pequena. Se for necessário usar uma faca que corte melhor mas não deixar ao alcance do pequeno. Quanto aos recipientes o ideal é escolher os maiores que temos, assim a probabilidade de cair comida no chão é menor e a criança poderá amassar e/ou  mexer mais à vontade. O que contribui em muito para a paz e harmonia na cozinha :)


3. Coordenar os momentos "agora é a mamã que faz"-  muitas vezes existem fases da receita que a criança não pode executar e estes momentos tem que ser respeitados pelos pequenos. Mas se em vez de simplesmente tomarmos o comando dizermos o que vamos fazer, explicando cada passo e o porquê de cada um pode se tornar num momento em que os pequenos conseguem desfrutar bastante e o que seria chato torna-se numa alquimia de magia 


4. Aproveitar momentos de espera - Para organizar a mesa de trabalho, lavar alguma loiça (o Leo adora "ajudar" a lavar loiça) e para dar as instruções dos passos que se seguem. 
Os tempos de espera deverão ser referidoa no inicio para que os pequenos saibam que terão que ter paciência... acreditem que dizer de antemão que vão haver momentos de espera ajuda muito a manter as coisas calmas e harmoniosas até ao fim.


6. Distribuição de tarefas -  Quando cozinharmos com mais do que uma criança é muito importante distribuir tarefas, poupa tempo e confusão :)


7. Ser criativos -  Dar que fazer, contar os ovos, separar os ingredientes líquidos dos sólidos para estarem prontos e organizados para misturar nas tigelas, ler a receita, policiar o forno enquanto as bolachinhas ficam douradinhas... e venha imaginação :)


8. Momento da limpeza -  fazer do momento de limpeza e reorganização da cozinha como momento integrante da confecção da receita, envolvendo os pequenos. Por vezes pode ser mais tentador limpar mais tarde quando os pequenos estiverem a dormir ou a brincar mas isso na minha experiência acaba por não ser bom. Além de estar a ocultar a realidade das coisas (se sujamos temos que limpar, né?) acaba por nos sobrecarregar e acabamos por decidir cozinhar menos vezes com as crianças.


9. Momentos de pausa -  Também é importante naquelas receitas mais longas haver momentos de pausa (a necessidade de momentos de pausa dependem muito da idade das crianças)... senão acaba por ficar aborrecido. Um "vai brincar um pouquinho que quando for para amassar eu volto a chamar-te" vai aliviar um pouco.
No final é só saborear a obra feita com um sorriso e boa disposição


E então e com vocês como é? Cozinham muito com os pequenos? 
Têm mais ideias de como levar-los para a cozinha sem grande stress? 
Partilhem comigo!

7 comentários:

Beatriz disse... [Responder Comentário]

Oi querida. Eu cozinho com Léo sim. E faço coro em sua opinião, que de fato vale a pena. Só nunca tinha o incluído na hora da limpeza... ótima ideia.
Apareça no blog!
beijos
Bia
www.maedacabecaaospes.com.br

Beatriz Zogaib disse... [Responder Comentário]

Oi querida. Eu cozinho com Léo sim. E faço coro em sua opinião, que de fato vale a pena. Só nunca tinha o incluído na hora da limpeza... ótima ideia.
Apareça no blog!
beijos
Bia
www.maedacabecaaospes.com.br

fmgg_10 disse... [Responder Comentário]

AMEI as dicas e vou guardar com carinho para quando minha pequena for um tico maiorzinha. Daí sim prepararemos coisas gostosas e divertidas na cozinha.

Bjos.

Beatriz Zogaib disse... [Responder Comentário]

Oi querida. Eu cozinho com Léo sim. E faço coro em sua opinião, que de fato vale a pena. Só nunca tinha o incluído na hora da limpeza... ótima ideia.
Apareça no blog!
beijos
Bia
www.maedacabecaaospes.com.br

Ana Júlia disse... [Responder Comentário]

Pois, é, desse momento "mamã que faz", eles não gostam nem um pouco, hehehe.

Ah, Sofia, preciso de tua ajuda para encontrar aquele post que escreveste sobre o desfralde do Léo. Não consigo achá-lo de jeito nenhum, e gostaria de indicar a uma amiga. Obrigada. Beijinhos

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Ana Júlia,

O Leo ainda aceita bem a parte da mamã faz mas acredito que quando for mais velho eu precise reestruturar as minhas dicas :)

O post do desfralde está aqui:
http://sofia-educarcomcarinho.blogspot.com/2011/09/o-desfralde-e-as-minhas-dicas.html

beijo

Ana Júlia disse... [Responder Comentário]

Muito obrigada pela atenção, amiguinha. Quanto às suas dicas sobre cozinhar com crianças, não precisam ser reestruturadas, não. A criança tem de aprender a esperar, a seguir as regras, a entender o momento da mamã.  As minhas filhas (5 e 7 anos) é que querem fazer todas as etapas, inclusive mexer a comida no fogo... mas aí não pode. É o momento da mamã.

Beijos

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...