terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Montessori em casa - A brincar também se aprende

Já devem conhecer a minha paixão pela pedagogia Montessori, e sim nos últimos tempos ando muito monotemática, Leo e as actividades que faço com ele (espero não estar a tornar o blog num aborrecimento) :)
Mas como já disse estou a adorar esta fase, ele aprende, brinca, descobre a cada dia uma actividade mais elaborada.

E como não pretendo comprar todos os brinquedos Montessori, que além de serem muito caros podem muito bem ser desenvolvidos em casa, claro que não são os "oficiais",  mas são de certo mais adaptados ao nosso meio e motivação.

Tal como o que podemos encontrar na caixa de ferramentas do papá :)
Ohhh e como foi motivante para o Leo brincar com as ferramentas, além de desenvolver a sua motricidade-fina, as suas noções de tamanhos e sequências.
Simples, simples e sem gastar dinheiro :)

É importante explicar o que se pretende com cada objecto, eu e Leo temos o costume de dizer que estas brincadeiras são jogos e têm regras, faço eu o jogo uma vez e ele observa, depois é a vez dele. Deixo que ele explore, erre e se corrija.

Aqui ficam umas ideias:

- Sequências de tamanhos com chaves (não sei o nome destas sorry):

- Sequências com parafusos, porcas e anilhas:


É interessante ver como ele se concentra e mesmo sem eu dizer nada ele se dá conta que errou e corrige:


- Montagem parafuso, anilha e porca desenvolvendo motricidade-fina:


- Sequências com aloquetes ou cadeados (existe os 2 nomes nunca sei qual o mais apropriado :) - acho que tenho que rever o meu vocabulário quanto às ferramentas eheh) e descoberta da chave certa.


Bem agora o Leo quer uma historinha, aqui vou eu.

Um óptimo dia para vocês :)

10 comentários:

Celi disse... [Responder Comentário]

Que bacana Sofia... Vocês e as brincadeiras montessorianas. Interessante! Onde você mora tem bastante escola com essa proposta pedagógica? Beijos

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Celi,
Na zona de Munique onde moro tem 2 Kindergärten, mas existem bastantes espalhados pela cidade. 
Já escrevi o Leo em 3 e vou fazer a inscrição em mais 2 pois parece que é muito difícil conseguir vaga... segundo as mamãs que por aqui conheço é difícil vaga mesmo nos Kindergärten "normais". Escolas também existem algumas, muitas têm  o KIndergarten incluido.
Vamos ver se em Setembro temos vaga.

bjo

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

O meu aqui há uns tempos tb andou todo contente a usar as chaves para abrir cadeados :)

Dayane Kendrick disse... [Responder Comentário]

Amei, amei! Também adoro a pedagogia Montessori, principalmente por poder fazer em casa brincadeiras riquíssimas como essa das ferramentas. Vou guardar a ídeia para fazer com minha filha quando ela for maiorzinha. 
Beijos

dayanekendrick.blogspot.com

Silvabrites disse... [Responder Comentário]

olá Sofia,

Mas que jogo super interessante, sem muita complicação ele consegue perceber a diferença do maior e menor e ordenar por tamanhos. O JP já distingue pois já tem quase 6 anos, mas de qualquer forma vou experimentar essa brincadeira com ele, pois acaba por se divertir.

Beijos

Cidalia

Patricia Lanhellas disse... [Responder Comentário]

você poderia me indicar livros a respeito dessas brincadeiras montessori? minha filha acaba de entraqr em uma escola que usa a pedagogia,mas é pobre em recursos.

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Patrícia,
Infelizmente não conheço muita literatura em português, os livros que eu já li sobre o assunto foram todos em alemão a autora que mais gosto é a Claudia Schäfer eu tentei procurar se os livros dela existem em inglês mas não encontrei.
Muitas ideias eu conheço através de blogues. Manda-me o teu e-mail que eu assim que tiver um tempinho faço uma lista dos mais interessantes e envio-te.

beijo

natalli araújo disse... [Responder Comentário]

amo suas dicas, e foi por causa delas que comecei a pesquisar mais sobre a pedagogia montessesor. bjs
http://educandoocoracao.blogspot.com

Patricia disse... [Responder Comentário]

Olá Sofia!

Os montessori realmente são muito bons, mas como dizes e bem, são brinquedos caros e se pudermos adaptar com materiais que temos em casa, muito melhor :)

Obrigada pela dica!

Beijinhos.

Guest disse... [Responder Comentário]

Vc sempre com ideias legais!Adoro su blog!

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...