quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aprender com os erros dos outros

Não é fácil uma mãe aceitar uma critica, uma observação em jeito de opinião de outra mãe. Primeiro porque ninguém melhor que nós, mães, conhece o seu filho e segundo, nós damos o nosso melhor e o nosso melhor é sem dúvida o melhor que conseguimos fazer, certo?
Está certo, mães não acatam, geralmente,  de bom grado opinião de outras mães, faz parte da nossa natureza de ser mães, podemos até ouvir a outra mãe, podemos até pensar no assunto e ponderar analisar bem o nosso ponto de vista e podemos até mesmo vir a concordar com essa mãe, mas essa mãe "dona dessa razão" não saberá que nos fez mudar de opinião.
E é por causa desta natureza de ser mãe que eu muito raramente dou a minha opinião pessoalmente (aqui no blogue dou opinião, mas aqui só lê quem quer, quem precisa, quem procura e está aberta a analisar novas perspectivas e esta já é outra história - a história maravilhosa do mundo dos blogues maternos :) que tanto me tem feito melhor mãe. :) )

E sabem que mais, acho isto de sermos mães corujas muito errado... Sou uma pessoa muito observadora, e penso, analiso e questiono o que vejo para os meus botões, mudo de opinião, de comportamentos como resultado dessas minhas observações. No entanto, guardo muita coisa só para mim mesma e isto acontece em todos os aspectos da vida.
Admitir um erro não é difícil para mim, mas ao contrário do que acontece com o que corre bem na vida que gosto de partilhar acabo por inconscientemente nunca partilhar os meus erros com os outros... pelo menos não me lembro de o fazer directamente com alguém.
Vamos lá ver se me faço entender.

Como mãe e humana que sou :) erro, tropeço em tentativas para melhorar e volto a errar, até aqui tudo bem né? "Errar é Humano!" e "Com os erros também se aprende", mas será que os erros de uns não poderão ajudar na aprendizagens dos outros.
Aprendemos desde que nascemos pelo exemplo, pela imitação... mas também por ouvir os outros ou ler o que os outros escreveram. E é neste ponto que acho que a maternidade ainda não se comunica como poderia ser mais rico.

Por exemplo:
- Questiono-me muitas vezes, o que é diferente ou falhou na educação de uma criança que faz birras constantes?
- O que aconteceu de diferente que levou a ter dois filhos completamente diferentes, um bem comportado e um muito difícil de lidar, é uma questão só genética?
- É possível ter mais que um filho e embora com personalidades muito diferentes respeitem limites? O que aconteceu para não ser assim?
- Porque uma criança bate noutras? Só crianças que já levaram umas palmadas batem noutras?
- Porque há crianças que comem bem e outras não? É uma questão de educação? Ou a mãe errou nas receitas?

Acho que se houvesse uma partilha maior e mais objectiva entre pais dos erros que ocorrem, porque sim nós todos sabemos que erramos e muitas vezes sabemos exactamente onde errámos, mesmo que sejam pequenos erros e que conseguimos rapidamente corrigi-los seria mais fácil educar. Será utopia minha???

Gostava muito de abrir um espaço aqui no blogue para "lavar a roupa suja"para partilharmos os nossos podres de mães. Acham que seria uma mais valia?
Será que desta forma ficaria mais fácil?
Seria um espaço com o título: O meu filho tem este comportamento e eu sei porquê (ou qualquer coisa do genero)
Um espaço aberto a quem quiser participar, sendo somente necessário mandar um mail que pode mesmo ser anónimo, porque não?! O essencial é ensinarmos ou darmos algumas lições que nós mesmas aprendemos com os nossos próprios erros, que de alguma forma podemos evitar que esses erros se repitam.
Como mãe de primeira viagem não sei se faz sentido, digam-me vocês...

Opinei para mim :) Acham interessante?

(nos próximos dias publicarei o primeiro: "O meu filho tem este comportamento e eu sei porquê" made aqui mesmo em minha casa. - Eu sei porque o Leo é tão reservado quanto ao desconhecido, eu sei onde errei)

4 comentários:

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

Ui, acho que o que escreveste ai tinha assunto para um livro ou melhor... para vários!!

Quanto a receber uma opinião... isso não tem só a ver em relação a ser-se mãe! Se analisarmos bem no nosso dia a dia pedimos opiniões sobre algo que depois acabamos por fazer "à nossa maneira" que no fundinho já estava decidido!! :)

O que faz uma criança fazer mais birras que outras, comportamentos diferentes entre irmão, etc... ?
Para além da personalidade os factores externo acho que contam bastante! Nós proprios ao longo dos anos temos uma evolução na nossa forma de ser, é muito provavel que ao mudarmos formas de agir e pensar, mesmo sem darmos conta, isso acaba por influenciar a forma como lidamos com os nossos filhos! O que os nossos pais nos passaram tb influencia, os nossos valores, as coisas em que acreditamos,...

O conceito de errar é muito relativo, na maioria dos casos, acho eu! Até porque somos humanos, não somos robots... Os conhecimentos que temos são os que os nossos pais nos passaram e o que recebemos do mundo exterior... Seja bom ou seja mau, vai entrando tudo!
Comportamentos e formulas milagrosas não existem... o que pode servir para uma mãe/filho pode não servir para outra! Mas acho que sim, trocar ideias, opiniões, como agimos, pode ser util e sem duvida ajudar outros!

Fico à espera dos próximos dias!

Beatriz disse... [Responder Comentário]

Querida, ótimo post! Estava pensando nisso há uns dias, em escrever sobre meus erros, porque, apesar de escrevermos muito, pouco somos diretas quando é para asssumir alguma falha. Mas também acho que não é preciso achar que cada comportamento do filho é mesmo decorrente de algo que fizemos. Porque eles são seres únicos, tem personalidade, vontades, e não são apenas o que planejamos que sejam e nem saem no formato que lapidamos. Distiguir o que achamos que é nosso erro do que de fato é um erro, isso sim é difícil! Assumir uma escorregada, para mim, é mais fácil! Por isso, pode contar comigo nesse seu novo espaço. Participarei!!! Achei muito boa ideia!
beijos
Beatriz
www.maedacabecaaospes.com.br

Sarah disse... [Responder Comentário]

Sofia, que ideia ótima! Eu tenho dificuldade em lidar com os meus erros, confesso. Demoro a ver onde errei, ou então vejo e tento minimizar... Mas na maternidade o "buraco é mais embaixo", já que nossos erros se refletem nos nossos filhos. Sei por exemplo que Bento grita porque eu grito. Tento me controlar, maneirar, mas qdo estou nervosa não consigo. Aí é óbvio que não vai adiantar pedir pra ele não fazer o mesmo. Mea culpa, total mea culpa. Por isso eu topo participar desse espaço!
Aproveitando, faz tempo que não vinha aqui, estou atrasada! Vou ler os posts antigos para me atualizar!
bjao!

Flávia Rivera disse... [Responder Comentário]

Sofia,
Gostei muito da idéia. Com certeza esses posts ajudarão muito as mães de primeira viagem como eu. bj

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...