segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Educar com Humor

Numa família é comum existirem situações de conflito, mais ou menos intensas, mais ou menos desesperantes, mas que fazem parte da vida em comunidade.
Conflitos com ou entre crianças são normais, sendo que muitas vezes atingem de forma muito intensa a paciência e nervos dos pais. Mesmo sendo a mãe ou pai mais sangue frio e harmonioso possível não é fácil por vezes não ficar zangado e irritado com as crianças. Por vezes parece que estas se uniram para nos derrotar levando-nos à loucura :)
Quem é que nunca ficou irritado, sem paciência perante os seus filhos???
Porque estes fazem algo que nós já avisamos 9999999 vezes que é errado... ou passam o tempo a brigar com o irmão....
Uma discussão é desgastante, tanto para quem participa nela como para quem assiste. Imagine por exemplo uma discussão entre irmãos: iniciam a discussão verbalmente não se entendem partem para a violência, gritos, lágrimas e naturalmente, como pais, ficamos chateados, enervados e muitas vezes nem tentamos entender os motivos, não entendemos como os pequenos de algo tão insignificante conseguiram fazer um problema tão grande. Aproximamo-nos deles e acabamos discutindo também e aí o resultado é ainda mais discussão, mais ruído, mais irritação...
Repetir constantemente o que é certo ou errado é desgastante... quantas vezes teremos que repetir para que os pequenos entendam? Venha paciência, não é verdade?
Eu penso que tenho algo que nos poderá ajudar como pais, mantendo-nos mais serenos, mais pacientes, de forma a convivermos com os nossos filhos em harmonia, de forma a que os conflitos (normais da convivência) sejam saudáveis – A chave está em Educar com humor - ajuda não só a nós, pais, mas também os nossos filhos!

E quais são os ingredientes para conseguirmos Educar com Humor???
Primeiro de tudo é necessário estar bem com a vida, também alguma serenidade, tranquilidade, ideias (muitas ideias), criatividade, amor e claro muito, muito humor.

Tudo bem misturado e voilá temos - Educação com Humor
Deixarei para o próximo post as premissas desta minha nova teoria (se assim lhe posso chamar) :)

TO BE CONTINUED...

5 comentários:

Beatriz Zogaib disse... [Responder Comentário]

Certíssima! Os pequenos percebem quando nosso Humor não está legal e aproveitam, montam em cima... Melhor rir do que chorar. Melhor mudar o humor, com amor...
Beijos
Bia

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Gosto dessa tua teoria e aí tenho que admitir que o meu marido me ganha por muitos km de distância, ele está sempre a brincar e assim consegue mais facilmente levar o menino a fazer o que ele quer. Tenho que investir mais no humor e diversão... Beijinhos

Sarah disse... [Responder Comentário]

Que bacana esse post! Adorei o trecho "Porque estes fazem algo que nós já avisamos 9999999 vezes que é errado", kkkk!! Verdade!!
Acrescentaria à lista do Educar com Humor o item paciência, pois como vc disse, ela é essencial o tempo todo. Aguardo a continuação do tema!
beijo

Anne disse... [Responder Comentário]

hahah... quero ler mais também! rir é o melhor remédio!
obrigada por seu comentário. fez toda a diferença: você dá os melhores legumes, porque não o melhor leite? Nunca pensei em desmame. seguimos tentando ajustar a rotina do trabalho e amamentação! LM sempre!
bjo

Chris Ferreira disse... [Responder Comentário]

Oi Sofia,
concordo plenamente que rir é um excelente opção. Também procuro fazer tudo com bom humor.
A vida fica bem mais fácil, a nossa mensagem é recebida bem melhor quando passamos com bom humor.
Também tenho meus dias e mau humor e detesto isso.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...