sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Medo de adormecer...

O Leo sempre teve o hábito de adormecer sozinho, mesmo havendo dias em que dormia no meu colo não tinha dificuldade nenhuma de no dia seguinte adormecer sozinho na sua cama. Bastava um "Dorme bem Morzinho" que ele ficava deitadinho a brincar com o seu "néné" (uma fralda de pano que ele não larga quando tem soninho) até adormecer. Sempre acordou umas 5 vezes por noite mas mamava e dormia de seguida (agora já só mama uma vez de manhã cedo, por iniciativa própria deixou de pedir leitinho no meio da noite).
Faz uns dias que tem reagido de uma forma muito estranha não consegue adormecer sozinho tenho que ficar junto dele até adormecer, agarra-me a mão com muita força até fechar os olhinhos. Quando acorda e eu não estou no quarto fica em pânico a chorar até eu aparecer.
Como não consigo deixa-lo chorar vou logo ter com ele e por vezes ainda está de olhos fechados a chamar por mim com uma vozinha de pânico.
Será que ele tem medo que eu desapareça ou pesadelos? Tão pequenino com uma vidinha tão calminha o que poderá sonhar que o assute? E se eu passo o tempo todo com ele o que o levará a pensar que posso deixá-lo sozinho?
Tenho resolvido a situação levando-o a dormir para a minha cama, aí ele dorme bem, mas se durante a noite se afasta de mim e já não me consegue tocar começa a gemer e a chamar por mim e basta eu tocar-lhe ou mesmo dizer baixinho "estou aqui!" que ele continua a dormir. E tenho que ser mesmo eu porque se for o pai ele continua a chamar por mim... Fico com o coração apertado quando o vejo assim em pânico, ele agarra-me com tanta força... parece apavorado...
Já alguém por aqui passou por isso?
Vou ver se leio alguma coisa sobre o assunto... talvez fique mais claro o que se está a passar...

um bom dia

9 comentários:

Naiara Krauspenhar disse... [Responder Comentário]

Flor, não seria terror noturno?
GG teve...
Dê uma pesquisada.
BJooooo

Unknown disse... [Responder Comentário]

Ai Sofia, é só uma fase mesmo, fique tranquila. Passei por isso aqui em casa. Talvez ele esteja se dando conta de que sonha, de que tem pesadelos, lembra-se deles e aí surge o medo. Não tem coisa melhor do que aquilo que vc já vem fazendo: muito aconchego, carinho, conversa no pé do ouvido e com o tempo tudo volta ao normal, viu?

Um beijo querida! Adoro passar por aqui!
Ivana

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

o Piki adormeceu ao colo até às 3 ou 4 sem... depois comecei a por na caminha e embalava.
Aos 7 meses mudei-o para o quarto dele deixei de embalar.
Sempre dormiu bem e qd acordava para mamar adormecia de seguida. Sempre dormiu agarrado a um peluche.
Deitavamos-o, dávamos beijo fazíamos cocegas e ele gostava de ir dormir...

Perto do Natal aos 22 meses de repente sem nada k mudasse a rotina... não queria pq nao queria dormir, birras de morte.

Agora adormecemos-o ao som de musica sentados no sofá com ele ao colo e depois pomos na cama ja a dormir.
Deixou de fazer a sesta mas compensa dormindo mais... até as 14h30
se acordar de noite (o k felizmente já é raro) chama por mim em pânico, mama e recusa-se a ir para a cama dele. Na nossa fica bem.

Desculpa os erros estou a escrever só c 1 mão :P

Gigi disse... [Responder Comentário]

Ola Sofia,tudo bem querida?minha filha Hayssa nunca foi muito de dormir,da muito trabaho nessa hora ,ate os dois anos e meio ela mamava no peito e so dormia mamando ,e acordava uma tres vezes a noite para mamar .Depois que conssegui desmama-la .Ela so acordava uma vez na noite pra tomar mamadeira.E para dormir ela da o maior trabalho tem que dar bronca pois ela parece que e ligada no 220.E so dormese eu ou o pai estiver ao lado ,e quando dorme tem o sono muito agitado ultimamente tem acordado nervosa e chorando ,ai eu pergunto o que acontece ela me fala que sonhou .Hoje mesmo pela manha ela acordou super nervosa e falou que a personagem moranguinho tinha brigado com ela ve se pode!!! sonhou com a moranginho. Acho que com o Leu pode estar acontecendo o mesmo.Mas acho que e fase mesmo, espero que passe logo.bjs querida e obrigado por prestigiar o meu blog

Mariana - viciados em colo disse... [Responder Comentário]

concordo com ivana: seja o que for o que ele precisa é de carinho e aconchego. se demorar a passar seria interessante investigar as causas...
beijoca

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Olá Sofia. O meu menino só tem 4 meses e acontece isso. Desde há uma semana para cá deito-o a dormir como sempre e ele fica, mas passado uma horita começa a choramingar, se eu vou lá até acalma rapidamente e nem lhe preciso de pegar ao colo, mas se vai o papá é uma chatice, não pára de chorar (mas chorar a sério). Também fico muito triste com isso e vou logo lá "socorrê-lo", mas o meu marido não gosta nada, pois sente que não lhe dou espaço para ser ele a consolá-lo, mas a realidade é que ele sossega mais rapida e facilmente comigo. Se descobrires alguma coisa, partilha connosco. Beijinhos e bom fim de semana

Cora disse... [Responder Comentário]

Sofia, espero que não seja nada de mais grave!
De qualquer forma, pegue um ursinho e diga á ele que o urso o protejerá quando a mamãe não estiver por perto...pode dar certo, se forem apenas pesadelos!!
Boa sorte!
Cora.

Beatriz Zogaib disse... [Responder Comentário]

Sofia,acho que é fase, que passa. O importante é vc dar-lhe segurança, acredito. Bom, para te alegrar, que tal passar no meu blogue e pegar um selo que reservei para vc? Gosto muito do seu blogue...
beijos
Bia (vidadamami)

Chris Ferreira disse... [Responder Comentário]

Oi Sofia,
sabe que a minha Sofia estava meio com medo de dormir esses dias até que em conversa ela me disse com uma voz meio amedrontada:
-Mãe, eu ouvi na televisão que em 2011 todos os meus sonhos vão se realizar.
Eu expliquei que isso era bom. E ela me disse.
- Eu estou com medo de dormir e ter sonho ruim.
Aí eu expliquei o que snho ruim é pesadelo, que a mensagem da televisão é para os desejos, as coisas boas, etc... e ela melhorou.
As vezes uma coisinha de nada os deixa assustados, né? E aí até descobrirmos a origem do medo ficamos sem saber o que fazer. O importante é confortar sempre.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...