sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bolinhos saudáveis!!!

A pedido de muitas famílias ihihih :) inauguro hoje o espaço Culinária. Para quem não me conhece, eu adoro cozinhar e inventar na cozinha (a minha mãe diz muitas vezes que eu devia editar um livro de culinária), então acho que faz todo o sentido este espaço, espero que gostem.
Não sei se, se trata de uma questão de cultura, mas as minhas amigas "mamãs" aqui na Alemanha admiram-se com a alimentação que o Leo tem. Dizem ser muito cuidada e trabalhosa... eu digo que é equilibrada e prazentosa  :) E além das refeições principais que se comem cá em casa é preciso muita imaginação para fazer os lanchinhos diários que não façam o pequeno ficar com vontade de roubar os bolinhos hiper-mega-industrializados (feitos para se comerem também com os olhos) que o coleguinha do grupo de brincadeira come...
Se sou mãe a tempo inteiro e se me dedico à educação (e a educação alimentar também faz parte, não é verdade?) do Leo quase em exclusivo tenho o dever de lhe proporcionar o melhor que posso (já que o pequeno ainda não sabe cozinhar eheh)... e com isto acaba por toda a família se alimentar de forma mais saudável também. Sei que para quem trabalha fora por vezes fica dificil, mas espero ajudar um pouco com as minhas receitas.

"Bolinhos saudáveis" soa a qualquer coisa não muito deliciosa, não é verdade?
Bolinhos sem açúcar, sem gordura, sem sabor... Mas estão enganados, pois os bolinhos que se seguem além de serem ricos em nutrientes são uma delicia - o Teste já foi feito e o Leo deu nota máxima ;)

Antes de vos deixar com a receita quero partilhar o meu segredo de como é possível fazer bolinhos saudáveis e muito saborosos, para as crianças, eu sigo 4 princípios:
  1. O doce não precisa vir do açúcar:  Açúcar seja branco, amarelo ou castanho oferece ao corpo só calorias "vazias", minerais, nutrientes??!!! não existem. Ou seja, numa alimentação saudável para crianças o açúcar não encontra um lugar muito confortável. Mas ainda bem que existem alternativas para adoçar os bolinhos e além disso oferecerem nutrientes que as crianças precisam diariamente.  O mel é uma ótima alternativa, constituído por açucares simples, minerais essenciais (Ca, Cu, F, K, Mg entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes e vitaminas (complexo B, vitamina C, D, E) substitui muito bem o açúcar (mas atenção: apesar de suas propriedades o mel não pode ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, devido a possibilidade de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, o sistema imune da criança nesta faixa etária não possui capacidade imunológica para destruir o microorganismo), outras alternativas para adoçar são o xarope de Ácer ou xarope de Agave ambos extraidos de plantas mas não tão económicos.
  2. Frutos secos são doces e saudáveis: passas, damasco, tâmaras ou Cranberries (uva-do-monte) são óptimas opções. Eles têm como os frutos frescos muitas vitaminas e minerais mas são mais concentradas em doce. Com frutas secas inteiras ou trituradas a massa de qualquer bolinho fica mais doce e apetitosa.
  3. Produtos integrais saciam:  Farinha integral tem mais vitaminas e minerais que a farinha normal, além de ter muitas fibras, o que é ótimo para um bom funcionamento intestinal e para a saciedade, a vontade de comer algo doce não volta tão rápido. - Se usares farinha integral em substituição da farinha normal deves acrescentar em cerca de 20% a porção liquida da receita.
  4. Gordura saudável também existe: nozes, amêndoas ou avelãs contém além de ácido fólico e vitamina E uma grande percentagem de gordura mono-insaturada (saudável e de fácil digestão) a famosa ômega-6.
E depois de tanta teoria... aqui fica a primeira receita. Espero que gostem. E olho que não é só para crianças :)

 - Bolinhas de amêndoa -
 
Ingredientes:  
                200g de mel;
                2 ovos biológicos;
                350 g de  amêndoa ralada;
                1 maça;
                1 vagem de baunilha (opcional)
                meia chávena de amêndoa em lascas (opcional)

Procedimento:
Misturar bem o mel com os ovos. Ralar a maçã e misturar com a amêndoa, adicionar à massa de mel e ovos e mexer bem até ficar uma massa homogénea. Por fim juntar a baunilha.
Com as mãos húmidas fazer pequenas bolas com a massa e colocar numa forma forrada com papel de ir ao forno e enfeitar com a amêndoa em lascas. Acender o forno a 180ºC e colocar os bolinhos durante 20 minutos (não deves pré-aquecer o forno). Ao fim baixar um pouco o forno para que os bolinhos não fiquem muito dourados e deixar mais 15 minutos .

Dica: em vez da maça podes usar frutos secos (por exemplo damascos, tâmaras ou passas) trituradas em um bocadinho de água.

BOM APETITE!!

 Nota: Para aqueles que não gostam de mel e acham muito dispendioso os xaropes que referi o açúcar mascavado é a melhor opção.


Bom fim de semana

2 comentários:

Celi disse... [Responder Comentário]

Huuuummmmmm... parece bom!
Beijos vizinha..rs rs s

Tuka Siqueira disse... [Responder Comentário]

Fiquei com água na boca!
Querida, tem selinho pra vc lá no meu blog. Já sei que vc não vai postar, mas é teu. Só um carinho...

Beijos

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