segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tempo sem a mamã (4ª parte) - A atitude que tomamos é o nosso destino

Faz 1 mês que o Leo vai 3 dias por semana por cerca de 2 horas por dia ao infantário do Fitness-studio onde a mamã tem um tempinho para ela e para o seu corpinho :)
Pois posso dizer-vos que não foi fácil, o Leo esteve até aos 18 meses exclusivamente comigo, 24 horas por dia,  ficar com pessoas que não conhece foi um problema, para ele e para mim...
Mas apesar da pausa de uma semana, quando ele esteve doente, que não ajudou nada no processo de adaptação, hoje ele fica quase sempre sem chorar e mesmo quando chora acalma-se bastante rápido. Posso considerar que a adaptação está no ótimo caminho :)

O que ajudou no processo de adaptação:
- Conversar muito com o Leo, sempre que vamos para a escolinha (nome que demos para tornar a coisa mais carinhosa :)) explico que ele vai ficar lá enquanto a mãe vai fazer ginástica, que ele não precisa chorar;
- Falamos frequentemente em casa sobre a escolinha os brinquedos que lá existem, sobre as professoras, dizendo sempre o nome delas, para que o Leo se sinta o menos possível num lugar estranho;
- Nos dias que vamos, a conversa ao jantar passa por contar ao papá como correu o dia na escolinha o que fez e com o que brincou;
- Quando chegamos na escolinha fazemos sempre o mesmo ritual, o Leo tira o casaco e os sapatos, senta-se na mesinha e faz um lanchinho e eu vou embora (a primeira vez que ele, quando eu fui embora, em vez de chorar se virou para mim e disse "Até já mamã" fiquei triste acreditam???!!! Ser mãe é muito dificil... queremos que os pequenos sejam independentes e ao mesmo tempo queremos que eles se sintam agarrados a nós para sempre. Mas é claro que estou super feliz por ele já se sentir bem por lá e aliviada);

- E o mais importante de tudo e que acredito que tenha sido o ponto crucial para a boa adaptação foi a minha atitude. Considero que nas primeiras semanas eu transmitia ao Leo, mesmo não querendo, que estava insegura, que embora soubesse que ele ficava acompanhado com pessoas muito competentes, eu no fundo não queria deixa-lo, sentia-me a abandoná-lo.
Hoje sei que esse deveria ser o primeiro passo, antes de querer que o Leo se adaptasse a esta nova etapa sem a mamã deveria ter sido eu a adaptar-me. E foram os vossos comentários, as vossas dicas que me deram essa força. E a minha atitude mudou muito.

Obrigada Cora, o teu comentário fez o verdadeiro clique na minha cabeça, como tu mesmo disseste "Quando começar a deixá-lo sem "culpa" ele também ficará melhor" "Você precisa passar confiança para ele" e foi isso que eu fiz. Pensei no assunto mais uma vez e senti-me com força, é isto que é o melhor para o Leo e para mim, ele precisa de uma mãe que se sinta bem consigo mesma, precisa de brincar com outras crianças, precisa ser mais confiante e seguro e precisa ouvir mais alemão para que aos 3 anos a entrada na pré-escola não seja um choque tão grande. E se é bom para os dois, se ele está com pessoas que o tratam bem, se eu estou ali tão perto, porquê estar insegura??
Hoje eu transmito-lhe confiança, deixo-o na escolinha com um sorriso nos lábios como sempre, mas agora também tenho um sorriso no olhar e no coração... e ele sente isso... eu sei.


Com isto acabei clarificando mais uma teoria nesta minha cabeça :) Existem tantas situações na vida em que mais do que tudo é a nossa atitude que as comanda. Se estamos doentes fisica ou mentalmente e a nossa atitude é baixar os braços não lutar mesmo tendo em conta as nossas limitações, nos isolamos do mundo e não apanhamos sol, não ficaremos bons nunca, a tristeza enraizar-se-á e a doença ficará como nossa única companhia. Quem gosta de estar ao pé de pessoas que só se queixam, que só se lamentam??!!! Admiro muito aquelas pessoas que apesar das suas limitações conseguem olhar para a vida de cabeça erguida e é assim que eu quero olhar.
Se tomarmos uma atitude positiva e de confiança o sol brilhará mesmo em dias cinzentos, acreditem. Hoje o carro avariou vamos ter que sair a pé ou de transportes públicos, e que fazemos nós??!!! Temos paciência... vamos aproveitar para sorrir para as pessoas, olhar para a paisagem, mostrar o lufa-lufa da cidade para o nosso pequeno conhecer como é a vida dos adultos... e assim não é tão desgastante o nosso dia mesmo sabendo que temos um carro avariado em casa... que tanta falta faz.
A vida é para ser vivida, ela não espera, então que melhor haverá a fazer que tomar uma atitude positiva e de confiança? De enfrentar os problemas e resolvê-los... sejam eles mais ou menos complicados tudo não passa de uma questão de atitude.

E as boas atitudes são contagiantes.

"Habilidade é o que tu és capaz de fazer. Motivação determina o que tu fazes. Atitude determina a qualidade do que fazes." (Lou Holtz)

4 comentários:

Beatriz Zogaib disse... [Responder Comentário]

Tem razão, tudo depende da nossa atitude, da nossa postura... É um reflexo! E quando se trata de filhos, o reflexo é instantâneo, o que nos faz perceber isso com mais facilidade que em outros setores da vida!
Parabéns pela adaptação, pela mudança de olhar. Mas saiba que até a sua insegurança inicial foi necessária para chegarem onde estão agora, não é?
Beijos
Bia
www.vidadamami.blogspot.com

Ana disse... [Responder Comentário]

Olá Sofia:)

Gosto muito do seu blogue e já o estou a seguir.
Parabéns, é uma excelente mãe. Está sempre empenhada e a procurar respostas para fazer face às necessidades do seu filho.
Revejo-me muito nos seus posts. E também tive muita dificuldade em me separar do meu filho com onze meses, depois de estar com ele 24 horas todos os dias. Foi horrível para mim deixá-lo com estranhos nove horas seguidas. Lembro-me tão bem da aflição que senti naquele dia. Nem me conseguia concentrar em nada que fazia. Mas teve que ser.

A Sofia está a ter uma oportunidade de ouro, pois separa-se dele por pouco tempo, e está perto dele, nem sabe a sorte que tem. E na verdade, algum dia teria que ser, e aos pouquinhos é muito mais fácil, para ambos.

Obrigada por partilhar tanta informação interessante, com tanto carinho.
O Leo tem muita sorte em ter uma mãe assim :)

Beijinho e felicidades.

Mariana - viciados em colo disse... [Responder Comentário]

oi sofia,
há quanto tempo não comento por aqui... saudades!
sempre penso isso: uma atitude é tudo.
e se fomos esperar os problemas serem resolvidos para estarmos felizes, vamos passar a vida de cara feia, amarguradas. tem é que rir-se dos problemas.
beijoca

Sarah disse... [Responder Comentário]

Que bom que a adaptação do Leo foi um sucesso! Realmente é mais difícil no começo, principalmente para nós mães. Já houve dias em que Bento queria que eu ficasse com ele na escola, chorou muito e me deixou de coração partido... Mas a nossa atitude ao sermos firmes e passar confiança a eles é essencial. Eles ficam mais seguros de que não vamos abandoná-los e em pouco tempo nos encontraremos novamente.
Parabéns pela adaptação do pequeno e por sua postura!
beijos
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...