segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quais as causas da obesidade infantil?

Fonte: http://enfermped.wordpress.com
Quais as causas da obesidade infantil? Numa pesquisa pela Internet encontrei imensa informação sobre o assunto que me levou a reflectir mais sobre este tema.
Em vários sites da especialidade dizem que as principais causas da obesidade  são certamente, o facto de as crianças comerem demasiado e/ou alimentos demasiado calóricos e não realizarem exercício físico regular. Acrescentam ainda que pode ser suscitada por alguns factores tais como os genes (infelizmente, algumas pessoas estão naturalmente predispostas à obesidade), questões de saúde e o sedentarismo, assim como as questões psicológicas. 
 Li ainda que "De acordo com a British Medical Association, a causa primária deste aumento está relacionada com o equilíbrio de energia: as crianças ingerem grandes quantidades de alimentos face a uma prática de actividade física reduzida".
Mas e os pais? Não serão os pais a primeiríssima causa de obesidade??? Ou estarei eu a pensar mal? Ou o facto de não ser mãe de uma criança que tenha mais autonomia na escolha da sua alimentação não me dá o direito de achar que os pais são a principal causa? Digam-me vocês mães de crianças um pouco mais velhas se estou errada. 
Sei que a sociedade em que vivemos tornou mais difícil o nosso papel, é complicado passar mais tempo com os nossos filhos, temos a publicidade a entrar todos os dias em nossa casa, os computadores, as consolas de jogos, uma menor segurança para deixar os nossos filhos brincar na rua e que tudo isto joga a favor do pior. Mas ainda somos pais, ainda temos o papel de guiar os nossos filhos pelo melhor caminho possível....
Já faz alguns anos vi uma situação que me deixou chocada até hoje, vi uma criança que não tinha certamente mais que 2 anos a beber um biberon de coca-cola.... acham normal? E para não bastar o pai dizia: "Já viram o meu filho? Este é que é homem já bebe um biberon de coca-cola." nem dá para acreditar... E eu na altura fiquei calada, completamente bloqueada, também o que se poderia dizer numa situação destas, em que um pai se julga o maior mesmo estando a ser tão negligente... 
Quando trabalhei como professora fiquei também perplexa com os lanches que as crianças levavam para a escola, ao meio da manhã comiam batatas fritas de pacote, chocolates, pastilhas, isto diariamente... e eu questionava-me quem teriam preparado aquele lanche. Uma mãe???? 
Estes são só exemplos da ideia que me passou pela cabeça e que queria partilhar e saber a vossa opinião.
Somos ou não, como pais, responsáveis pelo que os nossos filhos fazem? Somos ou não, responsáveis pelo que eles comem?
Muitas vezes se ouve falar de Educação Alimentar nas escolas, nos meios de comunicação mas nunca vi os pais a serem responsabilizados....

Um lindo dia para todos...

4 comentários:

Unknown disse... [Responder Comentário]

Olá Sofia,

Passando para agradecer sua visita em meu cantinho, obrigada!
Gostei muito do seu espaço e resolvi ficar, estou te seguindo!

Beijos e até mais...

Cris disse... [Responder Comentário]

ótimo post Sofia, até comentei já sobre obesidade infantil no meu blog também, eu acredito que esse assunto é de extrema importância e de responsabilidade somente e absoluta dos pais....
meu filho tem 2 anos e não bebe refrigerantes, todos acham um absurdo, mas é a maneira mais acessível que vejo de manter ele o maior tempo possível dessas tentações, até pq uma hora vais er inevitável, enfim....
Obrigada por ser mais uma seguidoraaa e seja bem vinda viuuuu
adorei seu blog já estou seguindo

beijocasss

http://cmeufilhominhavida.blogspot.com/

Sofia disse... [Responder Comentário]

Olá Cris e Minéia muito obrigada pela visita :)

Cris apoio-te completamente no facto de evitares ao máximo dar refrigerante ao teu filho, as crianças não devem mesmo consumir os refrigerantes. A bebida prejudica no processo de absorção de cálcio, substância importante para eles que ainda estão em fase de formação óssea e contribuem para aumentar o índice de sobrepeso e obesidade infantil, têm demasiado açúcar. Os açúcares fazem falta na alimentação, mas eles existem no leite e nas frutas, não precisamos dos refrigerantes e além disso um bom sumo natural de fruta é uma delicia :)

tenham um óptimo dia

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

Fiquei pasca com a cena da coca cola :s

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...