Como eu já tantas vezes referi e que não é novidade para ninguém: Os pais são o modelo dos seus filhos. E estes desenvolvem-se à imagem deles. Quando os pais lêem regularmente (e lêem também para os filhos) despertam não só o interesse em livros como o interesse das crianças a começarem a ler regularmente.
A regra é: Leia regularmente para o seu filho. As crianças acostumam-se muito facilmente à rotina do cotidiano, integrar no seu dia a dia momentos de leitura não será difícil se estes se tornarem uma rotina.
Se a criança se anima com a leitura irá passar ao longo do tempo de uma actividade proposta pelos pais para uma imposta pela criança. Criando desde já os alicerces para o futuro leitor.
A leitura em voz alta para os nossos filhos tem muitos efeitos positivos:
- Fortalece o contacto social - ao lermos para o nosso filho estamos a construir uma estreita relação, um vínculo com ele. Oferecemos-lhe atenção, amabilidade, segurança ... o resultado disto observa-se muitas vezes durante a sessão de leitura quando a criança pede contacto físico, um abraço, um mimo;
- Reforça as ligações emocionais - entre a criança e o leitor, os sentimentos vividos pela história são partilhados por ambos;
- Através da leitura as crianças vivem novas experiências - experiências que nem sempre são possíveis viver no dia-a-dia. E aqui refiro-me não somente a experiências emocionais e sociais mas também intelectuais. Por exemplo se no final da história fizermos perguntas e o nosso filhos tentar responder, se tentarmos juntos prolongar a história ou pedir-lhe que faça um desenho sobre o que lemos.
- A leitura promove o interesse - Mesmo quando a criança já ouviu a história mil vezes, esta vai continuar a ensiná-la a aprofundar os conteúdos. Ela irá conseguir encontrar sempre algo novo, uma nova perspectiva de ver e analisar a história.
- Aumenta as competências linguísticas - aumenta o vocabulário e promove a interiorização automática das regras gramaticais mesmo antes de as conhecer.
- Estimula a imaginação - Esta nem preciso comentar, certamente já todos ouviram uma criança a tentar recontar a história, fazendo imagens mentais desta, acrescentando as suas vivências do dia-a-dia e até mesmo criando uma nova história :)
- Promove a concentração - Mas temos que ter atenção na idade do nosso filhos e não massacrá-lo com leituras excessivas.
- Estimula o sentido de orientação - Os acontecimentos numa história são descritos temporalmente, e a criança desenvolve a capacidade de os identificar e se orientar por eles.
- Aumenta os horizontes- Estimula o nosso filho a usar os livros como uma fonte valiosa de entretenimento e auto-informação. Apenas aqueles que desenvolvem uma boa habilidade de leitura, pode ao longo de toda a sua vida aprender.
E porque é tão importante? Repara em ti mesmo, acabaste de ler este post sem mesmo pensares nas letras e estrutura das frases o que quer dizer que conseguiste completamente sem problemas entender o que aqui escrevi (assim espero). Sem esforço ou dificuldade porque tens todas as competências de leitura interiorizadas.
Uma leitura fluente precisa ser treinada. As crianças precisam nos seus primeiros anos uma grande concentração - elas ainda não possuem esta fluidez em ler e ao mesmo tempo entender o conteúdo. Motiva sempre o teu filho para que o auto-interesse na leitura nunca se perca.
Uma pequena dica: Lê novamente os efeitos positivos da leitura que escrevi, mas agora direcciona-os para ti mesmo. Ler é óptimo para todos.
E lembra-te: Ler para os nossos filhos não pode ser um momento de sacrifício para nós, mas sim um momento que damos a nós próprios. Um momento que presenteamos a nós e ao nosso filho juntos!
8 comentários:
Muito bem colocado.
Leitura é fundamental. E é de pequeno que se adquire o hábito.
BJokas
Naiara
http://littlelittlediva.blogspot.com
Oi Sofia, confesso que tenho me esforçado para ler para o Joaquim. Tem horas que a gente tende a apelar para o mais fácil. Mas não me permito, faço esforço e leio sim! Sempre... já vai virando hábito e ele se interessa muito pelos livrinhos...
Bjos
Ando a procura dum livro de contos infantis tradicionais. Com contos não muito extensos... mas não encontrei nenhum livro que me agradasse verdadeiramente.
Se alguém conhecer algum... :) A gerência agradece!
Olá GaSPas,
Não tenho nenhuma dica de livrinho pois ando mais atenta à literatura infantil alemã :)
Mas este Natal o Leo vai ganhar uma colecção de livrinhos de contos tradicionais portugueses, pelo que sei são uns livrinhos pequenos e ilustrados, mas não conheço pessoalmente. Quando os tiver digo-te o que achei e se valem a pena.
Beijinho
Ok :) obrigada :)
Excelente artigo! A leitura relamente precisa se fazer prazerosa para o pai e para a criança!
Eu costumava ler muito mas, depois que o meu segundo filho nasceu, deixei esse hábito e hoje só leio blogs... Tenho de recomeçar para dar o exemplo!
Bj
Adri
Mais um ótimo post. Ler para e com os filhos não somente é um estímulo ao gosto pela leitura, mas reforça o aprendizado da linguagem, de novas palavras, de imagens e sons, reforça o vínculo e pode ser tanto um momento de diversão como de aconchego. Também recomendo iniciar a leitura com os pequenos desde cedo.
beijos!
Enviar um comentário
Partilha comigo a tua opinião