terça-feira, 12 de abril de 2011

Como dar fim às birras do seu filho

Um título bem comprometedor, não acham?
Pois, foi o que eu pensei, quando li este artigo, no site mdemulher, fiquei intrigada, só pelo título, sobre o que poderia estar escrito nele. Certamente não ia encontrar umas palavras mágicas, uns pozinhos de perlimpimpim para resolver todos os males de uma criança que faz birra (o Leo ainda não está numa fase difícil, não me posso queixar, mas a chegada de tempos mais dificeis adivinham-se, estão muito de leve a começar a dar o ar da sua graça), mas fiquei curiosa e li. E certamente, para muitas de vocês, não trará nada de novo mas achei que era um texto tão bem conseguido que não pude deixar de partilhar com vocês.
Em poucas palavras é dada a solução que todas nós sabemos qual é e que mais uma vez pertence ao lote de coisas que me fazem gritar bem alto: "EDUCAR NÃO É FÁCIL"  mas que também mais uma vez me dá a certeza de que sou mãe e por isso tenho deveres a cumprir e um dos que mais me empenho é ajudar o meu filho em todas as fases do seu desenvolvimento e se vem aí mais uma fase dificil, estaremos aqui os dois, juntos como deve ser, para enfrentar mais esta.

Seu filho está naquela fase que chora para tudo e, até mesmo, mostra ter um comportamento agressivo quando não consegue o que quer? Saiba o que fazer para controlar a situação
Você se acostumou com o bebê sempre calminho e receptivo e agora precisa lidar com uma nova faceta do pequeno, pois entraram em cena as primeiras atitudes de confronto? Saiba que nem sempre é fácil lidar com os escândalos protagonizados pelas crianças. É preciso ter pulso firme e, principalmente, saber dizer não.
Por que o bebê faz birra?
Quando o bebê já se comunica com mais facilidade, por meio de palavras ou de gestos, ele quer que sua vontade seja sempre feita. E, de preferência, imediatamente! "Toda criança, nessa fase, manifesta comportamentos de birra. Isso é natural e até esperado. Significa que ela está começando a se perceber e deseja se afirmar. Esse processo é positivo e fundamental para a formação da identidade", explica a psicanalista infantil Ceres Alves de Araújo, de São Paulo.
O problema é que muitas crianças apresentam reações desmedidas diante das contrariedades e acabam deixando os pais sem saber como agir. "O primeiro passo é ter paciência e acolher o filho, entendendo que ele está passando por uma fase completamente nova em seu desenvolvimento. Quando ele toma o brinquedo da mão do amigo sem a menor cerimônia, usando até certa agressividade, age obedecendo a sentimentos que ainda não conhece, mas que consegue perceber e expressar de modo muito intenso. O fato é que ele ainda não sabe lidar com as próprias emoções", exemplifica a psicanalista infantil Anne Lise Scappaticci.
O que os pais devem fazer?
Tenha paciência: o apoio e a mediação dos pais, nesses momentos, fazem toda a diferença. Afinal, deve-se legitimar os sentimentos do filho e, ao mesmo tempo, dar um fim aos comportamentos exagerados ou inaceitáveis. "Cabe à família avaliar cada situação. Às vezes, o caminho é explicar à criança que o desejo dela não poderá ser atendido e deixá-la chorar. As reações do bebê são exgeradas, mas costumam passar rápido. Em outros momentos, porém, depois de intervir e impor o limite, é preciso apaziguá-lo", diz Ceres.
Mantenha a calma: você não pode se contaminar pelo nervosismo do seu filho. Tente explicar ao bebê que aqueles gritos e batidas de pé são inadequados. Ao mesmo tempo, ofereça um modelo do que seria correto. Por exemplo, diga: "Você não pode pegar o brinquedo da mão do amigo, mas que tal brincarem juntos com esses bonecos?" E vá distraindo a criança até que ela se recomponha. Segundo Anne Lise, apresentar alternativas faz com que o pequeno não insista no erro. "Senão, a birra vira uma espécie de obsessão. Sempre que dizemos 'não', temos que apresentar um 'sim', uma referência do que é correto. Essa atitude deixa a criança mais segura em relação ao que deve fazer", garante a especialista.

12 comentários:

Fabiana disse... [Responder Comentário]

Paciência e firmeza: sempre. Mas gostei da dica de oferecer um sim.

O duro é ter ideias na hora que a criança começa a ficar nervosa (e começar a nos deixar tb).

Talvez a prática nos dê essas ideias.

Bjos.

Luana disse... [Responder Comentário]

Acho ótimo ler sobre esse assunto, pois eu perco a paciência rapidinho...
Muitas vezes meu filho fez birras fenomenais e eu não soube lidar. Um abraço bem apertado funcionou algumas vezes, mas o que mais funciona é deixar ele sozinho, não dar audiência!

Também gosto da idéia de oferecer uma outra possibilidade para o problema!

Beijoca

Fabi a loba!!! disse... [Responder Comentário]

Sofia, acho bem legal ler sobre isso, mas sabe que minha filha não é e nem nunca foi de fazer birra, salvo quando está com sono ou faminta (volta da escola)fica um pouco chorosa e eu logo corto o barato dela...rsrsrs

Graças a Deus eu não tenho do que reclamar, uma priminha minha de 4 aninhos se joga no chão do mercado e grita muito quando quer algo, acho lamentável... mas fazer o que, os pais não tomam nenhuma atitude, quando está somente eu e ela, se comportada bem.
Beijokas

Anónimo disse... [Responder Comentário]

oi sou a lu tenho uma filha linda de 1 ano e6 meses as vezes fico muito nervosa com ela faz muita birra mas reprendo mas nao gosto de ver la chorrar eu to errada

jessyka disse... [Responder Comentário]

oi eu tenho um filho de 11 meses mais nem parece aparesnta ter bem mais a inteligencia dele as vezes me assusta mais isso nao e o problema
o problema e eu nao sei como educa-lo ele faz birra
chora grita bate quando ele quer alguma coisa e o meu primeiro filho eu estou completamente desesperada nao sei mais o que fazer com esta situação alguem tem alguma dica pra me ajudar
obrigada

Anónimo disse... [Responder Comentário]

ADORA LER SOBRE ESSE ASSUNTO,POIS PERCO A PACIÊNCIA RAPIDINHO.AMO OS MEUS FILHOS,MAIS PRICISO APRENDER MAIS.

Anónimo disse... [Responder Comentário]

foi bom ler isso pois sou uma mãe q nao tenho muita paciencia...e milha filha e daquelas q tira qualquer um do serio...e por isso eu bato muito nela...mais depois me arrependo...mais e muito dificil lidar com filhos..

Anónimo disse... [Responder Comentário]

O meu está tão chato q fico muito triste em ter feito a escolha de ter filhos. Sinto vontade de fugir.....Tento de tudo, mas sempre fico muito nervosa e decepcionada comigo mesma e digo:"O q eu fiz com a minha vida? "

Anónimo disse... [Responder Comentário]

adorei as dicas vou querer saber sempre mais.minha pequena tem 1 ano e 9 meses e ja faz birra qndo quer alguma coisa ai eu deixo ela chorar as vezes porque nao sei o que fazer..

Giselle disse... [Responder Comentário]

Minha pequeninha tem só 1ano e 2 meses,não é muito de birra mas ela adora mexer sempre nas coisas que não deve mexer,vocês sabem né o que é perigoso pra eles é sempre mais interessante,é panela,pá de lixo,balde de lixo entrar dentro do armário da pia então nossa é uma alegria só..Ai na hora do NÃOOO!!Ela se estressa tbm aí é gritos e choros,mas nessas horas eu sinto uma peninha daquele biquinho lindo e acabo dando um abraço bem apertado e mostro outras novidades outras brincadeiras e tudo acaba bem!

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Fico muito preocupada com as reações do meu filho quando contrariado. Ele tem apenas nove meses e desde os oito meses se joga para trás, se esperneia e chora muito quando tiramos algo de suas mãos. Ele fica muito nervoso e agora que nasceram 04 dentinhos está com o costume de querer morder a si próprio. As vezes não sei como agir. Se alguém puder me dar alguma orientação eu ficarei muito grata.

Anónimo disse... [Responder Comentário]

@Fabi a loba!!!

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...